19/06/2023 às 09h23min - Atualizada em 19/06/2023 às 09h23min

Mais uma etapa da campanha de vacinação antirrábica ocorreu neste sábado (17)

Devem ser vacinados animais domésticos caninos e felinos a partir de três meses de vida, saudáveis e fêmeas não prenhes

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Reprodução/Agência Belém
Com o objetivo de descentralizar o serviço e levar o atendimento a toda a Belém, a campanha de vacinação antirrábica da Prefeitura é promovida por distritos. Dando continuidade à ação iniciada no último dia 3, foram atendidos, neste sábado (17), em 40 pontos de vacinação, os bairros de Canudos, Terra Firme, Guamá, Condor, Cremação e Jurunas. Cerca de 200 profissionais participam da ação.

“O objetivo é proteger os animais contra a doença, evitando a circulação do vírus rábico urbano e protegendo os tutores e a população em geral”, explicou o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde (DEVS), Eder Santiago.

Devem ser vacinados animais domésticos caninos e felinos a partir de três meses de vida, saudáveis e fêmeas não prenhes. A raiva é uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura.

A doença apresenta letalidade de 100% e alto custo na assistência preventiva às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer. Apesar de ser conhecida desde a Antiguidade, continua sendo um problema de saúde pública. Belém não registra casos de raiva humana desde o ano de 1984.

A campanha de vacinação antirrábica continua no próximo sábado, 24, no distrito de Icoaraci
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?