20/06/2023 às 09h18min - Atualizada em 20/06/2023 às 09h18min

Prefeitura capacita profissionais da educação para ajudar os Warao com a língua portuguesa

A partir de roteiros preparados para o ensino dos Warao no Brasil, educadores elaboram o próprio material, com expressões paraenses

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Agência Belém
Nesta segunda-feira, 19, para facilitar o aprendizado da língua portuguesa pelo povo Warao, a Prefeitura realizou na escola EMEIF Helder Fialho a capacitação dos servidores da educação da Rede municipal de educação ao ensino do português para os imigrantes, refugiados e indígenas.

O evento, realizado em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, foi coordenado pela Coordenação de Educação Escolar Indígena, Imigrante e Refugiado (CEEIIR) da Secretaria de Educação em parceria com Organização Internacional para as Migrações (OIM) da ONU.

Educação para os migrantes em 7 escolas

Belém tem 288 refugiados, indígenas e imigrantes matriculados em 7 escolas da rede municipal de ensino; desses, 241 são Waraos que frequentam turmas da educação infantil e a educação de jovens, adultos e idosos.

Para integração do povo Warao no dia a dia da cidade, na busca de emprego e na socialização com os moradores locais, é necessário o domínio da língua portuguesa. A formação oferecida para os professores e coordenadores das 7 escolas que atendem ao povo Warao objetiva, com foco, propiciar um ensino da língua portuguesa que conjugue o conteúdo da disciplina com a necessidade de acesso a serviços e direitos dentro da cidade.

Foram oferecidas duas cartilhas: uma para os professores, com conteúdos metodológicos e antropológicos para servir de guia aos educadores; e outra para alunos, com matérias e exercícios voltados para o povo Warao.

Derrubar a barreira da língua

Para Josiane Cavalcante, da escola Pedro Demo no Outeiro, a formação vai ajudar muito no relacionamento com mais de 40 alunos Warao matriculados na escola.

"A formação é bem vinda porque derruba essa barreira da língua que vai ajudar muito na alfabetização e letramento dessas crianças", falou a professora."Essas duas cartilhas produzidas pela OIM, que serviram de base na formação, vão ajudar a produção de material local, com uma linguagem regionalizada para ajudar o povo Warao a entender melhor o nosso vocabulário", disse a técnica em educação da CEEIIR Núbia Alencar.

"Agora nós temos um material que não veio pronto, mas traz um roteiro e uma proposta a partir dos quais podemos criar o nosso material com um português mais paraense".

Atividades

Durante o mês de junho, a CEEIIR vem desenvolvendo várias atividades pra discutir a educação dos povos originários, imigrantes e refugiados. 

O Dia Mundial do Refugiado é uma data internacional designada pelas Nações Unidas para homenagear as pessoas refugiadas em todo o mundo. Ele ocorre todos os anos em 20 de junho e celebra a força e a coragem das pessoas que foram forçadas a deixar seu país de origem em razão de conflitos ou perseguições. Nessa terça, 20, a Prefeitura realiza programação no Horto Municipal para mostrar em Belém um pouco da cultura Warao. 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?