23/06/2023 às 08h16min - Atualizada em 23/06/2023 às 08h16min

Começam os 15º Jogos Paralímpicos Paraenses

14 municípios de sete diferentes regiões de integração do Estado terão representantes nos modalidades de 4 esportes diferentes

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
Foi dada a largada para mais uma edição dos jogos Paralímpicos Paraense, na noite desta quinta-feira (22), no ginásio poliesportivo da Usina da Paz Cabanagem, em Belém, onde cerca de 200 pessoas, entre atletas, familiares e equipe de apoio, atuaram na cerimônia de abertura do evento.

Ao todo, 14 municípios de sete diferentes regiões de integração do Estado terão representantes nas disputas de tênis de mesa, para-badminton, atletismo e natação, que ocorrerá de sexta-feira (23) até o domingo (25), na Escola de Educação Física da Uepa, no Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar e na Própria UsiPaz Cabanagem.

A programação de início dos jogos contou com a apresentação dos estudantes cantando os hinos do Pará e também o nacional brasileiro, além do desfiles de para-atletas escolhidos para acender a pira olímpica.

Esta é a 15° edição dos Jogos da Paz Paralímpicos Paraenses, que têm a finalidade de estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas, promovendo ampla mobilização em torno do esporte nas escolas paraenses, como explica o coordenador do Nucleo de Esporte e Lazer da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), Marcley lima. “Esse evento serve como um super preparatório para a edição Norte e Nordeste do paralímpico que ocorrerá em agosto deste ano, então nós trouxemos as principais modalidades já para proporcionar uma rodagem para esse garoto, para essa menina e eles irem se engajando e crescendo até o campeonato regional. Essa iniciativa faz com que nós estejamos entre as 3 maiores referências no que se refere ao esporte paralímpico, pois não são todos os estados que fazem jogos paralímpicos estadual”.

O para-atleta Pedro Henrique Corrêa, de 16 anos, afirma: “Esse evento é importante pois a gente percebe que a acessibilidade está sendo representada de algum jeito, a gente acaba conhecendo esportes que são possíveis pra gente que tem algum tipo de deficiência. Por isso minhas expectativas são as melhores, estou confiante de que vai dar tudo certo e que vou levar medalha pra casa”.

A avó de Pedro, Sueli Santos, ressaltou a importância da visibilidade que a imprensa precisa dar à bandeira que pessoas com deficiência levantam. “É maravilhoso a gente ter um veículo de comunicação como a Cultura dando esse apoio, as nossas crianças precisam disso, de visibilidade, elas precisam se sentir incluídas na sociedade, pois, muitas vezes, elas são excluídas”. 

Serviço

Corrida e salto à distância: 23.06 – manhã e tarde, no Ciaba
Tênis de mesa: 23.06 – manhã, Usipaz Cabanagem
Para-badminton: 23.06 – manhã, na UsiPaz Cabanagem
Provas de campo: 24.06 – manhã, na Uepa
Natação: 24.04 – manhã e tarde, na Uepa

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?