28/06/2023 às 08h38min - Atualizada em 28/06/2023 às 08h38min

Secretaria das Mulheres e MP capacitam rede integrada de apoio às vítimas de violência

Fluxo de Trabalho Unificado objetiva criar sinergia para o acolhimento e a corresponsabilidade social das instituições e entidades no território paraense

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
A Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU), em parceria com o Núcleo Mulher, do Ministério Público do Pará (MPPA), e outras entidades, deu início a um treinamento fundamental para a execução do projeto de multi-acolhimento social. Luciane Ferreira, Coordenadora de Políticas e Direitos da Secretaria da Mulher, à frente do programa de capacitação, ressalta que a iniciativa quer fortalecer a rede integrada de atendimento às mulheres em situação de violência.

O treinamento é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre os seguintes parceiros: Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU), Ministério Público (MPPA), SEASTER, SEDAP, CESUPA, ESMAC, Estácio de Belém, FABEL, UNAMA, FETAGRI/PA, Instituto Ambient, IDESAMP (Instituto de Desenvolvimento Social e Apoio A Mulher Paraense) e FUNPAPA (Fundação Papa João XXIII). A iniciativa tem como objetivo centralizar o atendimento às mulheres vítimas de violência na sede da ADN (Assessoria de Defesa de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar) em Belém, onde o Ministério Público possui uma sede.

No âmbito desse acordo, cada parceiro institucional tem suas competências específicas. A Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU) atua como um ponto de acolhimento, encaminhando as mulheres para o projeto de multi-acolhimento social do Ministério Público.

Além da SEMU, o Instituto Ideso e a FUNPAPA também fazem parte desse grupo de portas abertas, responsáveis por receber as demandas e encaminhá-las ao projeto na ADN. Dependendo das necessidades identificadas, as mulheres podem ser encaminhadas para parceiros especializados em atendimento psicológico, apoio jurídico, assistência à saúde e capacitação. 

O treinamento em andamento destina-se aos profissionais que trabalham nas instituições parceiras que assinaram o ACT, e seu principal objetivo é ensinar o funcionamento do fluxo de trabalho, enfatizando o acolhimento humanizado, a escuta qualificada e o encaminhamento assertivo para a rede integrada dos parceiros envolvidos. O programa de treinamento ocorre ao longo de dois dias, com turmas pela manhã e à tarde, totalizando oito horas de capacitação.

Paula Gomes, secretária de Estado das Mulheres, explica que a participação da SEMU junto ao Ministério Público, nesse acordo de cooperação, reforça o compromisso do Governo do Estado no fortalecimento de redes de atendimento às mulheres vítimas de violência.

“Precisamos trabalhar para que essas mulheres sejam capazes de virar a chave da violência e dar novos direcionamentos nas suas vidas. O treinamento que ocorreu nos dias 26 e 27, resultante desse acordo de cooperação, visa a uniformização do atendimento, em um fluxo de trabalho que seja capaz de criar uma sinergia nos participantes dessa rede, para dar os direcionamentos necessários para que as mulheres sejam capazes de romper ciclos de violência”, conclui a secretária da SEMU.

A participação da SEMU nessa parceria e no treinamento é de extrema importância, uma vez que é ela quem está ministrando as atividades, por meio da Coordenação de Políticas e Direitos. A presença da secretaria reforça o compromisso em fortalecer a rede de proteção e assistência às mulheres em situação de violência, promovendo uma abordagem abrangente e integrada para garantir o bem-estar e a segurança das vítimas. A parceria entre a Secretaria de Estado das Mulheres, o Ministério Público e os demais órgãos e instituições envolvidos evidencia a importância do trabalho conjunto na busca por soluções efetivas para combater a violência contra as mulheres no território paraense.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?