28/06/2023 às 10h58min - Atualizada em 28/06/2023 às 10h58min

Hoje é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

A data foi escolhida em homenagem a revolta ou rebelião de Stonewall, que é considerada um marco na luta da comunidade

Flávia Rocha
Reprodução
Nesta quarta-feira, 28 de junho, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais, Queer, Pessoas Intersexo e Assexuais). Em alusão a data, são realizados diversos eventos com objetivos de promover conscientização ao combate à homofobia e representatividade das pessoas LGBTQIA+ em vários setores da sociedade.
 
A data foi escolhida em homenagem a revolta ou rebelião de Stonewall, que é considerada o marco na luta pela igualdade de direitos de LGBTQIA+.
 
Stonewall
 
Stonewall Inn abreviado para Stonewall foi e ainda é um bar gay e recreativo que fica em Nova York, nos Estados Unidos. Na madrugada do dia 28 de junho de 1969, a polícia foi realizar uma ação no local. Naquela época, apesar da circulação de ideias progressistas na região, as leis contra homossexuais eram rígidas, colocando em risco aqueles que ousavam demonstrar afeto não heterossexual em público.
 
Policiais adentraram o bar com o objetivo de prender funcionários e frequentadores do local, além de agredi-los. No entanto, as pessoas que eram levadas sob custódia e que sofreram diversos tipos de violências passaram a se revoltar com as autoridades. Uma multidão que estava fora do bar Stonewall também protestou contra as atitudes dos policiais.
 
A partir desse episódio, foram realizadas uma série de protestos em cidades norte-americanas em favor dos direitos de LGBTQI+. No ano seguinte, em 1970, na mesma data, milhares de pessoas voltaram à Greenwich Village para a primeira marcha do Dia da Libertação da Rua Christopher, que mais tarde foi reconhecida como a 1ª Parada do Orgulho Gay, para relembrar a luta contra o preconceito, além de reforçar o direito à igualdade.
 
A data, desde então, é relembrada por meio de eventos pelo mundo que expressam o orgulho em assumir a orientação sexual e a identidade de gênero. Quanto ao bar Stonewall Inn, recebeu o estatuto especial da Comissão de Preservação de Marcos da Cidade de Nova York em 2015, além, de ter sido oficializado como um monumento nacional.
 
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?