05/07/2023 às 11h01min - Atualizada em 05/07/2023 às 11h01min

Em 5 de julho comemora-se o Dia Mundial da capoeira

A data celebra a expressão cultural 100% brasileira

Flávia Rocha
Reprodução
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música.

Capoeira foi desenvolvida no Brasil por descendentes de escravizados possivelmente no final do século XVI no Quilombo dos Palmares (no atual estado de Alagoas), que resistiu por mais de um século na antiga Capitania de Pernambuco.

A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro. E em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
 

Características


Golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. Distingue-se de outras artes marciais através da musicalidade, onde os praticantes chamados capoeiristas aprendem, além de lutar e a jogar, a tocar os instrumentos típicos e a cantar. O que ignora a musicalidade é considerado um lutador incompleto e sem espírito esportivo.

O acompanhamento musical é feito por meio de três berimbaus, dois pandeiros e um atabaque, mas o formato pode variar excluindo-se ou incluindo-se algum instrumento do berimbau, canto e palmas. Assim, os capoeiristas se colocam em roda enquanto cantam para dois praticantes jogarem.

A capoeira é uma luta de defesa e ataque em que os oponentes utilizam, sobretudo, os pés e a cabeça.
 
 
Estilos

Capoeira Angola

A Angola é o estilo original que era praticado pelo povo escravizado. Essa maneira de jogar capoeira é caracterizada por ser mais lenta, composta de movimentos furtivos e executados de modo rasteiro.
O componente básico desse estilo é a malícia. Essa “malandragem” consiste em simular movimentos que sirvam para enganar o oponente em combate.

O nome "Angola" foi finalmente imortalizado por Mestre Pastinha, ao inaugurar em 23 de fevereiro de 1941 o "Centro Esportivo de capoeira Angola" (CECA)


Capoeira Regional

A capoeira Regional é o estilo contemporâneo de capoeira. Ela possui atributos de outras artes-marciais em sua prática.

Esse estilo foi criado pelo Mestre Bimba e difundiu-se rapidamente pelo mundo, aumentando o número dos adeptos da capoeira em vários países.


Curiosidades
  • O sistema de graduação da capoeira não possui um sistema padrão que é aceito pela maioria dos grandes mestres. Atualmente, o mais comum é o de cordas (também chamadas cordéis ou cordões) de diferentes colorações amarradas na cintura do jogador;
 
  • Bimba, à princípio, chamou sua capoeira de Luta Regional Baiana, visto que a capoeira ainda era ilegal na época (década de 1920);
 
  • A capoeira usa o princípio da não resistência, isto é, deve-se evitar um golpe com uma esquiva em vez de apará-lo;
 
  • A música cantada e tocada na capoeira serve para dar fundamento, estímulo e ritmo ao jogo, e, mais do que isso, conta uma história e transmite um sentimento. A capoeira tem sua origem no período escravocrata brasileiro e muitas músicas retratam esse contexto.
 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?