27/07/2023 às 08h27min - Atualizada em 27/07/2023 às 08h27min

Tradicional Festival das Tribos Indígenas de Juruti terá transmissão ao vivo pela TV e Portal Cultura

Desde 2008, o Festival Folclórico das Tribos Indígenas de Juruti é considerado Patrimônio Cultural do Pará

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
O Festival das Tribos Indígenas do município Juruti, o Festribal, chegará a sua 29ª edição no próximo sábado (29), com o tema “Celebração da Arte”. As etnias Munduruku (vermelha e amarela) e Muirapinima (vermelha e azul) se reencontrarão para mais um duelo artístico a ser realizado no Centro Cultural da cidade, mais conhecido como Tribódromo, onde alegorias cênicas, dança e cantos indígenas que regem o espetáculo a céu aberto, serão ovacionados por cerca de cinco mil pessoas presentes no local.

De acordo com a secretaria municipal de Juruti, atualmente o Festribal é considerado um importante instrumento de fomento ao turismo na região. É um evento democrático de ampla participação popular, que incentiva a expressão artística e contribui para a difusão da cultura e para o desenvolvimento regional, contando com elementos indígenas, da fauna local e musicalidade própria. Fortalece-se como uma das maiores manifestações culturais do Estado do Pará, pois é um evento que agrega criatividade, originalidade e autenticidade, desta forma, visa a valorização da produção artesanal, o turismo, a cultura indígena, os artistas locais e regionais, dentre outros. Em decorrência da grandeza do evento, há uma participação quase na sua totalidade da população de Juruti.

Desde 2008, o Festival Folclórico das Tribos Indígenas de Juruti é considerado Patrimônio Cultural do Pará pela Lei Estadual nº 7.112, de 19 de março de 2008; e desde 2011, pela Lei Municipal nº 1.010/2011, de 23 de setembro de 2011, foi declarado e reconhecido como Patrimônio Cultural do Município de Juruti.

A transmissão da TV e Portal Culta terá duração de 6h30 e contará com a apresentação dos jornalistas Valmir Rodrigues e Lenne Santos, comentários de Geney Lira, representando a tribo Munduruku, e Valber Barbosa, representando a tribo Muirapinima. Além da reportagem de Diogo Puget e Felipe Cortês mostrando todos os detalhes do evento e bastidores.

Serviço

O evento será transmitido ao vivo pela TV e Portal Cultura do Pará, a partir das 21 h, no canal 2.1 e no portalcultura.com.br (também disponível no App Cultura Rede de Comunicação).

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?