24/08/2023 às 08h54min - Atualizada em 24/08/2023 às 08h54min

Seduc recebe seminário do Programa Escola em Tempo Integral em parceria com o MEC

Evento marca a pactuação entre Governo Federal, Estado e municípios pelo desenvolvimento de uma educação integral em tempo integral

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Ascom Seduc
Nessa quarta-feira (23), a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) recebeu representantes do Ministério da Educação (MEC) para a realização do evento "Seminários do Programa Escola em Tempo Integral: Princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral". O evento contou com a participação de profissionais e gestores da educação básica para discutir e potencializar o alcance do programa no Estado, e segue até quinta-feira (24).

"Nós temos um desafio imenso no Pará para a implementação de escolas em tempo integral, a nível estadual e municipal. Por isso é muito importante poder contar com essa participação ativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação. Não podemos continuar atrás, precisamos garantir que a escola se torne mais atrativa para nossos jovens, disponibilizando ferramentas e estimulando o protagonismo, tudo isso alinhado com atividades pedagógicas mais assertivas no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. As escolas de ensino integral em tempo integral são uma das nossas grandes prioridades", comentou o secretário de Estado de Educação do Pará, Rossieli Soares, que tem como meta alcançar 250 escolas estaduais em tempo integral até 2026.

Com dois dias de programação, o evento contou, neste primeiro dia, com dois painéis com os temas "A arte, a cultura, o esporte, o meio ambiente, direitos humanos, a ciência e tecnologia na política de educação integral em tempo integral" e "Princípios da educação integral em tempo integral na educação infantil - orientações para o tempo integral em creches e pré-escolas". Ambos contaram com a participação de especialistas em educação, cultura e esporte, como Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura; Andrea Ewerton, assessora especial do Ministério dos Esportes; Juana Nunes, diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Thais Lemos, coordenadora-geral da Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos, entre outros. 

Representando o MEC, Raquel Frazim explicou sobre a importância do investimento na educação integral em tempo integral. "O Programa Escola em Tempo Integral é uma das estratégias do Governo Federal para aprimorar a qualidade da educação pública no Brasil. A educação em tempo integral é a melhor alternativa que podemos ter e também um passo importante para a transformação da sociedade, mas não basta termos apenas mais tempo. Nós precisamos ter as pessoas no centro, precisamos ter os conhecimentos, saberes, práticas dos territórios impregnando o currículo, considerando a região, os territórios amazônicos. Educação se faz dentro e fora da escola, com intencionalidade educativa para usar os espaços dos territórios e isso resultar em aprendizagem e desenvolvimento integral para todos", disse a coordenadora-geral de Educação Integral em Tempo Integral do MEC. 

"Falar da escola em tempo integral é um assunto que me toca de uma forma diferenciada. A oportunidade de poder levar nossas crianças para um ensino em tempo integral é única. Precisamos ter um olhar diferenciado para a Amazônia, com programas que não apenas trabalhem diferenciação em termos de logística, custo, oferta e de formação profissional, mas, também, ter uma equipe técnica diferenciada e, principalmente, levar os conhecimentos da região Norte para o mundo. Fico feliz em ver esse público trabalhando, pensando e lutando por nossa região", disse Kuka Chaves, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação da Região Norte e secretária de Estado de Educação do Amazonas. 

O evento "Seminários do programa Escola em Tempo Integral: Princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral" continua até quinta-feira (24) e pode ser acompanhado por meio da transmissão ao vivo no canal do Ministério da Educação.
 
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?