24/08/2023 às 09h21min - Atualizada em 24/08/2023 às 09h21min

Estudantes vice-campeões da Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro, são homenageados

Alunos são da mesma escola estadual de Mosqueiro onde outros discentes identificaram um possível novo asteroide em um programa da Nasa

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
Os estudantes Samuel Carlos Soares, Alice Jeovana Ferreira e Larissa Danielle Miranda, da Escola Estadual Estadual Honorato Filgueiras, do distrito de Mosqueiro, foram homenageados pela comunidade escolar nessa quarta-feira (23). A equipe paraense conquistou o vice-campeonato na 41ª Jornada Brasileira de Foguetes, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, na semana passada. Os alunos do segundo ano do Ensino Médio receberam troféus, medalhas e certificados oferecidos pela direção da escola. 

''A gente conheceu outras culturas, novas pessoas que a gente conversou, e foi muito legal porque a gente se descobriu mesmo em uma outra área que não imaginava. Pelo menos eu não me imaginava nessa área de foguetes, de astronomia, e acabei gostando. Então, pra gente, foi uma vitória muito grande ter chegado lá, representando o Pará, representando a escola Honorato Filgueiras'', disse Larissa Miranda, ao receber as homenagens na manhã de hoje. 

Muito realizado, o estudante Samuel Soares contou que a experiência foi muito válida, principalmente pelo intercâmbio com outras culturas e estudantes de outros Estados. ''Foi uma experiência incrível, eu tive conhecimentos que pensava que não iria conseguir tão cedo, tive que estudar algumas partes de cálculo um pouquinho avançado, pra gente poder fazer o nosso melhor no foguete, conseguir fazer ele ter um bom alcance e representar bem a escola. A experiência foi incrível, conheci pessoas novas, pessoas de Estados que eu pensava que nunca ia conhecer, sotaques diferentes, culturas diferentes da nossa. Então foi bem incrível mesmo, uma experiência única, que não vou esquecer tão cedo, talvez nunca vou esquecer", disse ele.

Realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a MobFog integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA), competição inteiramente experimental que consiste em construir e lançar foguetes o mais distante possível, a partir de uma base.

Com o lançamento do foguete, que teve alcance de 156,2m, os alunos conseguiram a classificação e ficaram com o vice-campeonato, mostrando que todo o esforço e perseverança valeram a pena. Levaram o nome da escola e do Estado para o pódio da competição nacional.  ''Graças aos equipamentos, que nós estamos investindo no Clube de Astronomia da escola, e agora nós temos também o nosso segundo telescópio. Esse é um presente da Jornada Brasileira de Foguetes, onde cada professor ficou responsável em representar a escola e trazer pro seu Estado esse equipamento que vai nos ajudar muito nas observações'', destacou o professor de química, Hélio Júnior, que orientou os estudantes nos projetos.

Ciência

Os estudantes da Escola Estadual Honorato Filgueiras também identificaram um possível novo asteroide em um programa da Nasa que seleciona colaboradores para analisar corpos celestes que podem apresentar riscos ao planeta. A equipe que participa do projeto é formada pelos estudantes Miguel Baía, Victor Moisés, Júlia Barbosa, Paula Vitória, Rakel Bentes, e Luís Felipe, o aluno que identificou o asteroide. 

Durante as buscas, os estudantes conseguiram identificar diversas matérias existentes no espaço, alcançando a confirmação de um possível novo asteroide chamado inicialmente de “LUI0005”, que já está em análise pela Nasa e Ministério das Ciências e Tecnologia (MCTI), para possível nomeação definitiva. O processo deve durar entre dois e cinco anos.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?