29/01/2024 às 15h55min - Atualizada em 29/01/2024 às 15h55min

Prefeitura de Belém e ONU promovem oficina sobre mudanças climáticas

Oficina de capacitação trata, também, de migração interna e meio ambiente

- Belém.com.br
Com informações de Márcia Lima/Agência Belém

 

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Agência das Nações Unidas para as Migrações, promoveu na manhã desta segunda-feira, 29 de janeiro, uma oficina de capacitação sobre migração interna, meio ambiente e mudanças climáticas. A capacitação ocorreu no auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).
A ação é intitulada “Fortalecendo capacidades dos Governos Federal e Municipal para responder aos desafios relacionados à migração interna, meio ambiente e mudanças climáticas”, promovida pelo Governo Federal, em uma parceria entre a Organização Internacional para as Migrações - vinculada à ONU - e a Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

O projeto tem por objetivo apoiar os participantes na formulação de políticas públicas robustas sobre migração ambiental e climática, fortalecendo a disponibilidade, a coleta e o intercâmbio de dados e informações sobre o tema. Belém desponta como localidade de interesse, no âmbito da capacitação, devido às suas características enquanto polo receptor de grandes migrações inter-regionais.

Participaram da formação representantes de instituições governamentais federais e municipais. No entanto, a secretária municipal de Meio Ambiente, Christiane Ferreira, aponta que a capacitação também seria de interesse à população, haja vista a temática da crise ambiental ligada às migrações ser pouco discutida, apesar de bastante presente na realidade vivida na cidade.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, destaca que a urbanização desordenada de Belém resulta de um processo de imigração desenfreada, que se intensificou desde o fim da exploração da borracha, no fim da II Guerra Mundial. Isso provocou a ocupação de áreas alagáveis, as quais seriam as primeiras a serem atingidas com a intensificação dos eventos climáticos. Nesse sentido, a capacitação faz-se útil ao ensejar a elaboração de políticas públicas com vistas a mitigar as problemáticas de ordem socioambiental trazidas pela migração desordenada, evitando catástrofes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?