31/01/2024 às 07h01min - Atualizada em 31/01/2024 às 07h01min

Hospital Regional de Castanhal e Fundação Hemopa fazem campanha de doação de sangue

Com o tema “Vamos Salvar Vidas hoje? Doe sangue”, o governo do Estado visa garantir o atendimento transfusional à população

Ascom/HRPC - Com edição do Belem.com.br
Agência Pará
Pedro Guerreiro

O Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC) começou, nesta terça-feira (30), campanha de doação de sangue com o tema “Vamos Salvar Vidas hoje? Doe sangue”, realizada em parceria com o Hemocentro de Castanhal, que montou um posto de coleta dentro da unidade para facilitar o acesso dos doadores. A campanha é direcionada a funcionários, familiares de pacientes e estudantes das faculdades próximas ao HRPC.

O objetivo é abastecer os estoques de sangue do Hemopa Castanhal, e atender igualmente ao HRPC, que realiza um grande número de cirurgias de alta complexidade, com cerca de 20 procedimentos diários. A campanha ocorre até esta quarta-feira (31), das 8 às 12 h, no HRPC.

O Hemocentro de Castanhal recebe cerca de 800 doações mensais, e tem a responsabilidade de garantir cobertura transfusional a pacientes de 48 municípios do Nordeste do Pará, além de duas Agências Transfusionais (AT), em Bragança e Paragominas.

Segundo a assistente social da Fundação Hemopa, Anaidis Tavares, a instituição disponibiliza mensalmente cerca de 300 bolsas para o HRPC. “Desde o ano passado, quando o Regional implantou novos serviços, aumentou o número de cirurgias, e com a Agência Transfusional também houve crescimento significativo do número de bolsas de sangue destinadas ao Hospital. Por isso, precisamos captar doadores para suprir a necessidade do HRPC e do próprio Hemocentro”, explicou.

Quem pode doar?

Qualquer pessoa pode ser um doador. Só precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter peso corporal acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?