31/01/2024 às 07h25min - Atualizada em 31/01/2024 às 07h25min

Moradoras do bairro da Terra Firme recebem oficina de ecobijuterias promovida pela Semas

A atividade reuniu 21 moradoras do entorno da UsiPaz do bairro onde elas aprenderam a fazer colares, pulseiras e brincos.

Lucas Quirino - Com edição do Belém.com.br
Agência Pará
Lucas Quirino

Moradoras do bairro da Terra Firme, em Belém, participaram da oficina de produção artesanal de eco bijuterias a partir de resíduos sólidos recicláveis como papel, papelão e embalagens, promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) na Usina da Paz do bairro, na manhã desta terça-feira (30). 

A atividade reuniu 21 moradoras do entorno da UsiPaz. Na oficina elas aprenderam a fazer colares, pulseiras e brincos. Além de sua função ambiental, ao reaproveitar materiais que seriam descartados no meio ambiente, o curso também estimula a geração de renda, já que as peças produzidas podem ser comercializadas.

A oficina realizada hoje, 30, faz parte do Módulo II do curso, com novas técnicas para fabricação de peças. "A Semas vem desenvolvendo diversas atividades no Ter Paz por meio de sua Coordenadoria de Educação Ambiental e desde a abertura das Usinas da Paz, já realizamos várias atividades e, por meio delas, trabalhamos os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU) e destacamos os temas 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e 12, que trata sobre Consumo e produção responsável", afirmou Andreia Monteiro, coordenadora de Educação Ambiental (Ceam) da Semas.

A coordenadora da Ceam destaca que as participantes também aproveitam a função terapêutica das atividades. "Além disso, participantes relatam que encaram as oficinas como verdadeiras terapias. Alguns afirmam que estavam em processo de ansiedade ou depressão, mas a partir do momento em que passaram a participar das oficinas, as suas vidas passaram a ter outro sentido", conta.

"Esse curso foi importante porque o artesanato é fundamental para gente, para a coordenação, para a memória, para a sua concentração. Além disso, eu gosto de fazer este trabalho, é uma terapia, um entretenimento. A gente se distrai e esquece até de alguns assuntos", afirmou Ana Alice, moradora do bairro da Terra Firme. 

A bióloga e técnica da Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas, Luciana Batista, falou acerca da possibilidade de utilizar papel de diversas formas, através do reaproveitamento de materiais que, em um primeiro momento, não possuem mais utilidades. "A gente confecciona brincos e colares e essa atividade pode trazer, talvez, uma fonte de renda, indo muito mais além do que uma terapia para essas pessoas, mulheres, que a maioria delas estão em casa, muitas vezes sem fazer nada, ou estão em processo de depressão, ou de alguma doença. A maioria do público são mulheres, já de uma certa idade que tem esses problemas que a gente começa a detectar", relatou a técnica da Semas.

Ainda segundo Luciana Batista, os participantes  deram feedbacks bastante positivos sobre as oficinas. "Nós percebemos o encantamento delas, quando percebem que aquela continha é feita de papel. Porque primeiramente elas olham e acham que aquilo ali é miçanga. Elas acham que elas vêm fazer uma oficina de miçanga daquela convencional. E a gente vem aqui e traz uma opção feita de papel, do resíduo de papel. E aí, há diversas possibilidades que elas podem estar fazendo. Então, muitas delas, a gente tem um retorno, porque a gente forma um grupo e elas começam a apostar no que elas começam a fazer. E aí dizem se vendem, se gostaram, a família gostou, os conhecidos".

Outra participante da oficina, a moradora Ioná Oliveira, relata que já havia participado do Módulo I da Oficina de Eco Bijuterias, e hoje veio aprimorar, ainda mais, o que vem aprendendo com os ensinamentos no Módulo II. "É sempre um experiência boa, já fiz o Módulo I, agora estou no Módulo II, e é sempre um aprendizado porque eu quero fazer isso justamente para ajudar o meio ambiente. Como estou em formação em Técnica em Meio Ambiente, isso aqui é uma formação de quando nós tivemos trabalhando na comunidade, mostrar para as outras pessoas, principalmente aquelas que não tem uma ocupação, que elas podem ter uma renda extra através do reaproveitamento de resíduos", declarou.

TerPaz - A ação da Semas integra o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado, que tem como objetivos diminuir a violência e estimular ações sociais aliadas à segurança pública e cidadania à população em áreas estrategicamente mapeadas no Estado. A programação completa do “TerPaz Sustentável” está disponível nas redes sociais da Semas e das Usinas da Paz.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?