01/02/2024 às 07h25min - Atualizada em 01/02/2024 às 07h25min

Hospitais públicos do Estado reforçam medidas preventivas contra síndromes gripais e covid-19

Contra o covid-19

Vera Rojas - Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação

Com a chegada do inverno amazônico e suas intensas chuvas, o que normalmente favorece o surgimento de doenças respiratórias, os hospitais públicos do Estado reforçam os cuidados para prevenção dessas doenças. Diversos protocolos de biossegurança estão sendo cumpridos para oferecer um ambiente hospitalar ainda mais seguro, para o combate e prevenção de casos de infecção Síndromes Gripais (SG) e por Covid-19 também.

Para tanto, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de cada unidade do Governo, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), no Hospital Jean Bitar (HJB), Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), que faz parte do Complexo dos Caetés, composto ainda pela Policlínica e Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea); Hospital Geral de Tailândia (HGT); e o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), desenvolveu estratégias preventivas com medidas necessárias como a obrigatoriedade do uso de máscara para todos os colaboradores, acompanhantes e visitantes, além da prática frequente de higienização das mãos.

HJB - Segundo a supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH)/ Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hospital Jean Bitar, Renata Silva, o reforço da medida é mais um alerta padrão, como para a vacinação de usuários de assintomáticos e teste rápido dos sintomáticos, para evitar o maior número de pessoas doentes.

“Temos que ter sempre o bom senso de quando vamos para espaços confinados, principalmente pessoas suscetíveis, idosos, imunossuprimidos e gestantes, devem sempre manter o uso da máscara. Isso desde a nota técnica emitida no início de maio de 2023, quando houve a sazonalidade do Covid. Porém, sempre com esses alertas para grupos de risco e pacientes sintomáticos, sempre com uso da máscara e lavagem das mãos”.

A paciente Juliana Lima, 38 anos, da cidade de Tucuruí, está na fase pós-operatório de cirurgia bariátrica. Ela conta que está satisfeita com o atendimento e destaca a importância de se prevenir nesse período. “Devido essa pandemia que passamos, devemos continuar a nos proteger. Se a gente não cuidar da nossa própria vida, quem vai fazer? Devemos obedecer às normas e evitar, principalmente, em lugares fechados, uso de máscara, realizar lavagem das mãos com água e sabão, passar álcool em gel. Vamos nos prevenir!”.

HRPM - Paralelamente a isso, no Regional do Marajó, é obrigatório o uso de máscara também aos usuários externos (ambulatório em geral); o serviço de Capelania está restrito, temporariamente; estabelecimento entre as unidades de saúde de outros municípios do 8º Centro Regional de Saúde (CRS), incluindo o HRPM, a realização de testagem de Covid-19 para todos os usuários referenciados, bem como a testagem para usuários sintomáticos respiratórios, ainda no processo de triagem, que internarem por livre demanda.

CIIR - As medidas de prevenção no CIIR incluem ainda a utilização de máscara sempre que houver algum sintoma gripal; sempre que possível, manter o distanciamento físico; ao identificar algum acompanhante e/ou usuário com sintoma gripal, oferecer máscara; em caso de adoecimento, procurar atendimento médico externo para realizar avaliação e se for o caso, teste de Covid-19; em caso de familiar com diagnóstico de Covid, o colaborador (se não estiver com sintomas gripais), deverá permanecer com o uso de máscara durante as atividades laborais, realizar as medidas preventivas citadas acima. Em caso de manifestação de sintomas, procurar atendimento médico para avaliação e realização de teste.

CHC -  O Complexo Hospitalar dos Caetés(CHC), em Capanema, que é composto pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), Policlínica e o Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea), implementou medidas de prevenção contra Síndromes Gripais e covid-19, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde. A utilização de máscaras de proteção é obrigatória para todos os profissionais e setores assistenciais, abrangendo Recepções, unidades de internação, Centro Cirúrgico, CME, Laboratório, Farmácia, Urgência e Emergência, Hemodiálise e UTI. Além disso, visitantes de pacientes internados também devem adotar o uso da máscara, enquanto é reiterada a importância da higiene das mãos, entre outras medidas.

 

A usuária Sara Teles Brito, 40 anos, residente do município de Salinópolis, a 70 km de Capanema, esteve no CHC para um retorno ao mastologista e falou um pouco sobre as medidas de proteção adotadas na unidade. "É muito importante as medidas de segurança, uso de máscara, uso do álcool gel e a limpeza das mãos. Isso nos traz mais segurança e para os colaboradores do hospital também. Todos estão de parabéns!".

HMUE - Entre as medidas reforçadas, destacamos a atualização vacinal contra Influenza e covid-19 conforme o calendário recomendado pela vigilância sanitária; o colaborador que apresentar sintomas gripais, deverá utilizar máscara cirúrgica durante toda sua estadia no hospital e se apresentar sintomas gripais, deverá buscar atendimento em unidades de saúde e realizar teste para covid-19 nas unidades de referência; pacientes com sintomas gripais, solicitar PCR-RT (swab nasofaringe); usuários com suspeita e/ou confirmação de covid-19 manter acompanhante somente se extremamente necessário e não poderá receber visitas.

HGT- Ficou definido reforço com as equipes e pacientes sobre as precauções respiratórias, utilização de etiquetas respiratórias para pacientes com sintomas gripais. Uso de máscara, isolamento quando necessário.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?