02/02/2024 às 08h02min - Atualizada em 02/02/2024 às 08h02min

Segundo Curso de gestante do Hospital Materno-Infantil reforça a importância dos cuidados com mãe e bebê

Orientações e informações sobre gestação, parto e pós-parto contribuem para um período gestacional mais tranqüilo e seguro

Ascon - belem.com.br
Agência Pará
Divulgação

A enfermeira Kélida Melo, de 30 anos, mãe de primeira viagem e como tal, cheia de dúvidas, aproveitou ao máximo o curso de gestantes do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), na região do Baixo-Amazônas, nesta quinta-feira (1).

"Foi um momento de muito aprendizado, nele pude compreender melhor as fases e todos os direitos que a gestante tem nesse período. O curso trouxe vários esclarecimentos, pois pretendo realizar o meu parto na Unidade devido o atendimento que dispõe de especialidade no local", disse.

A participante destaca ainda que vem se preparando para um parto normal e espera praticar o que aprendeu no curso. "Foram informações importantíssimas que pretendo levar para a vida. Aprendemos o quanto é importante buscar esse conhecimento nesse período. O curso é uma experiência muito boa para nos preparar para esse dia tão esperado, com certeza indicaria para todas as gestantes".

Grávida também pela primeira vez, a técnica de enfermagem do HMIB, Joyce Almeida, aproveitou para participar da programação. Segundo ela, pode absorver informações importantes em cada palestra. Ela pontua temas como nutrição para gestante, aspectos emocionais e psicológicos da gestação até no puerpério, direitos das gestantes, do recém-nascido e da Puérpera, licença maternidade e o registro de nascimento do bebê que hospital oferece, como fundamentais para as pessoas saberem. 

"A enfermeira obstetra também esclareceu como funciona o parto humanizado, e os procedimentos que ajuda a mãezinha no trabalho de parto com técnicas de relaxamento. Com a fisioterapeuta foram realizadas técnicas de engasgo e demonstrações prática com um boneco de como realizar com o bebê. Foram muitos detalhes passando pelos primeiros cuidados com o recém-nascido até a alta efetiva. Foi incrível", elogiou.
 

O objetivo do "Curso da Gestante" é orientar as futuras mamães sobre os vários aspectos da gravidez e que elas possam passar por esse período da melhor forma possível.

"O curso promoveu conhecimento, sanou dúvidas, informou e esclareceu os futuros pais sobre a importância dos cuidados gerais relacionados à maternidade, antes e após o parto. O evento mobilizou a equipe de enfermagem e multiprofissional, que facilitaram a condução dos temas", explicou o coordenador de Enfermagem da unidade, Willian Santos.

Programação

Durante o evento, os profissionais abordaram sobre os principais métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de parto; posições benéficas para o parto; principais artes desenvolvidas com a placenta; amamentação, confusão de bicos e fluxos; quais indicações do aleitamento pelo copinho; ofurô; puerpério emocional; Baby blues e Lei do Acompanhante, como forma de esclarecer as dúvidas de casa fase gestacional.

A gerente assistencial do HMIB, Kérina Quaresma, enfatiza que a unidade investiu na informação e a orientação para fazer com que as famílias passem por esse processo de uma forma mais consciente. "Desta forma contribuímos para uma gestação tranqüila e segura de várias mulheres, acolhemos e preparamos os pais para chegada desse bebê e os primeiros cuidados com a criança em casa", ponderou.

Serviço:

Os interessados em participar das próximas edições do curso, é preciso procurar a recepção do ambulatório da unidade, na Rua José Pinheiro Rodrigues, nº 258, no município de Barcarena, ou entrar em contato pelo telefone (91) 3753-3329.

A programação conta com uma equipe composta por psicóloga, enfermeira obstetra, fonoaudióloga, nutricionista, terapeuta ocupacional e assistente social.

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena é uma unidade do Governo do Pará, operacionalizado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para mãe e bebê na região do Baixo Tocantins, que abrange 11 municípios.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?