05/02/2024 às 08h45min - Atualizada em 05/02/2024 às 08h45min

Sespa promove ação de prevenção ao câncer de pênis, na Praça da República, em Belém

As ações da Coordenação de Saúde do Homem da Sespa e da Sociedade Brasileira de Urologia (Seção Pará) vão continuar ao longo de fevereiro

Melina Marcelino - com edição do belem.com.br
Agência Pará
Rafaela Palmieri
Para promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pênis, a Coordenação de Saúde do Homem da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU – Seção Pará) realizam uma série de ações de saúde e educativas, na manhã deste domingo (4), na Praça da República, em Belém, em alusão ao Dia de Prevenção do Câncer de Pênis.

Essa mobilização tem o objetivo de promover o autocuidado e incentivar as pessoas com pênis a procurar os serviços de saúde, como explica o coordenador estadual de Saúde do Homem, Diego Cutrim.


“No Pará temos uma grande ocorrência de casos de câncer de pênis, que muitas vezes acaba com a perda parcial ou total do órgão genital, então pensando nesses dados que são muito preocupantes que trouxemos esses serviços de saúde e educação para a população que frequenta a praça. Estamos oferecendo aqui o pacote com check-up anual que é realizado na Policlínica Metropolitana, lá o paciente passa por uma consultas médicas e exames e caso for necessário já é encaminhado para o tratamento”, explica o coordenador.


Em Belém, a ação da Sespa ainda oferece atendimento de saúde bucal, orientação nutricional, vacinação, testagem de infecções sexualmente transmissíveis e encaminhamento e agendamento para consultas de várias especialidades. 

O vendedor, Antônio de Souza, de 63 anos, aproveitou a folga de domingo e veio à Praça da República buscar o agendamento do check-up anual.

Eu ouvi uma notícia na rádio avisando sobre essa ação, a última vez que fiz um check-up foi em 2021, por isso eu vim logo procurar o atendimento e já consegui agendamento de consultas e exames para terça-feira (6)”, destaca Antônio. 

Dados do Brasil e do Pará

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pênis começa discreto, sem sintomas, com pequenas lesões que não se curam. Infelizmente, mais da metade dos pacientes demora até um ano após as primeiras lesões aparecerem para procurar o médico. Grande parte dos diagnósticos acontecem quando a doença já se encontra em estágio avançado, levando a maioria dos casos a tratamentos cirúrgicos severos, como a retirada do pênis e a emasculação, que consiste na retirada do pênis, escroto e testículos, trazendo consequências físicas, sexuais e psicológicas ao homem.

De acordo com o Sistema de Informações Hospitalares do SUS, em 2021, no Pará, foram realizadas 13 amputações de pênis decorrentes de câncer; no ano seguinte foram mais 15 ocorrências e, de janeiro a novembro de 2023 foram mais 12 procedimentos cirúrgicos de retirada de órgão genital masculino. 

Por outro lado, os números do Painel Oncologia, do Ministério da Saúde, indicam que os casos de câncer de pênis no Pará vêm diminuindo: em 2021, foram 49 confirmações; no ano seguinte, 38, e em 2023 mais 28 ocorrências.

Para evitar um cenário mais radical, a Sespa destaca que é importante que o diagnóstico seja realizado em estágio inicial para evitar o desenvolvimento da doença e possibilitar terapias menos agressivas. O tratamento depende da extensão local do tumor e do comprometimento dos gânglios inguinais (ínguas na virilha). Cirurgia, radioterapia e quimioterapia podem ser oferecidas. Nas lesões superficiais, a realização de postectomia e tratamento local com medicamentos é possível em alguns casos. 

Entre os fatores do risco, além da má higienização, há a infecção por HPV (grupo de mais de 100 vírus que podem ser prevenidos por meio de vacina) e fimose (daí a importância da cirurgia de postectomia, também conhecida como circuncisão, nos casos em que se faz necessária).

Raimundo Paranhos, presidente da  Liga Acadêmica de Urologia do Pará, avalia como positiva a parceria da Sespa com a Sociedade Brasileira de Urologia. “A gente está aqui numa ação de promoção à saúde através da informação e essa parceria com a Secretaria de Saúde é importante justamente para a gente conseguir conscientizar a população sobre os perigos do câncer de pênis, já que o Pará é um dos estados com maior ocorrência de casos”.

Próximas ações - As ações de prevenção e detecção precoce do câncer de pênis, em parceria entre a Coordenação de Saúde do Homem da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e  a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU – Seção Pará), vão continuar ao longo do mês de fevereiro, a próxima mobilização será no dia 17/02, na Praça Batista Campos e a terceira ação será realizada no Parque Estadual do Utinga, no dia 25/02, sempre de 9h às 12h. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?