06/02/2024 às 07h58min - Atualizada em 06/02/2024 às 07h58min

Estudantes de Medicina são integrados ao Programa de Ensino do Hospital Abelardo Santos

São 106 alunos, distribuídos pelas unidades de internação, Unidade de Terapia Intensiva, complexo cirúrgico, complexo obstétrico e pronto atendimento

Ascom/HRAS - Com edição do Belem.com.br
Agência Pará
Governo do Pará (SECOM)
 

Cheia de expectativas. Assim a estudante do décimo semestre de Medicina Amanda Silva, 23 anos, chegou para a ambientação do Programa de Integração de Ensino e Serviço, do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. “Quero ter novas experiências e adquirir mais conhecimento. Meu estágio será na área da Saúde da Mulher, e acredito que vamos conhecer sobre cirurgias, partos e atendimento ambulatorial. Será um período de muita aprendizagem”, disse a estudante.

Luan Monte Pereira, 22 anos, que está no 11º semestre, também ingressa na instituição com o mesmo sentimento. “Estou com muitas expectativas para ver novas coisas. Estarei na área de Cirurgia, e pretendo solidificar ainda mais conhecimento aqui”, informou.

Programa - A enfermeira do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) do HRAS, Brenda Tanielle, ressaltou que o Programa tem como objetivo a interação do ensino e serviço no estágio oferecido pela unidade. A carga horária e as especialidades são feitas pelas instituições de ensino. Em 2023, o Hospital recebeu um total de 2.129 alunos de graduação, residentes e aperfeiçoamento profissional.

“Hoje, os internos de Medicina de instituições parceiras públicas e privadas iniciam. São 106 alunos distribuídos nas unidades de internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), complexo cirúrgico, complexo obstétrico e pronto atendimento. E a ambientação será fundamental para eles conhecerem as pessoas-chaves da instituição e esclarecem as dúvidas”, explicou.

Avanços - O DEP foi criado para incentivar e apoiar pesquisas e pesquisadores do Hospital Regional no desenvolvimento científico e tecnológico, em atividades de pesquisa em saúde no Pará, e fortalecer a gestão do SUS (Sistema Único de Saúde), priorizando a produção científica.

No ano passado, o Departamento teve avanços significativos, como oito estudos científicos mostrados em congressos, sendo um premiado como melhor estudo apresentado; exposição de dois estudos em um congresso internacional no Hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo (SP); início da primeira Liga Acadêmica de Nefrologia do HRAS e 12 pesquisas científicas como campo de coleta de dados.

“Em 2024 temos objetivo de nos tornar Hospital Ensino, e para isso já estamos desenvolvendo mais estudos científicos, uma programação de workshop, simpósio, fórum e treinamentos sobre as ferramentas para desenvolvimento de pesquisa científica”, adiantou Brenda Tanielle. 

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos conta com três salas de aula, um espaço de estar para os estudantes e mais salas de aula. A diretora-geral do HRAS, Aline Oliveira, reforçou que a unidade mantém uma infraestrutura diferenciada para acolher esses estudantes. “Nossa unidade possui equipamentos modernos, e ainda contamos com profissionais extremamente qualificados. Essa infraestrutura diferenciada e a atenção da nossa equipe contribui com a formação dos estudantes que circulam no HRAS”, disse a gestora.

Serviço: As instituições com interesse em participar do Programa de Integração de Ensino e Serviço, do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, podem entrar em contato com o Departamento de Ensino e Pesquisa no segundo bloco, anexo ao Hospital.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?