08/02/2024 às 14h53min - Atualizada em 08/02/2024 às 14h53min

O Ministério Público Federal solicita a suspensão das obras portuárias em Santarém, para realização de consulta prévia aos pescadores afetados

A ação judicial questiona a licença ambiental concedida pela prefeitura sem a devida consulta à comunidade tradicional afetada

Fonte: G1 Edição: Portal Belém
Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) iniciou uma ação de paralisação da obra portuária no bairro Maracanã, em Santarém, no oeste do Pará. A medida foi solicitada até que uma consulta completa e transparente seja realizada com os pescadores artesanais potencialmente afetados pela obra. Caso haja descumprimento, uma multa diária de R$ 100 mil está sendo requerida.


A ação do MPF é direcionada ao Município de Santarém e à empresa R C Moreira Comércio de Peças para Veículos, responsáveis pela obra que inclui a construção de uma rampa de acesso para ancoradouro de balsa, destinada ao transporte de cargas gerais, veículos e materiais de construção. O empreendimento ocupará uma área de 2,2 mil m² e prevê movimentação mensal de cerca de 5 mil toneladas.


De acordo com o MPF, a licença de instalação concedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) não incluiu a consulta prévia aos pescadores artesanais. Essa omissão foi justificada com base na classificação da obra como de pequeno porte e com impacto local.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?