08/02/2024 às 15h22min - Atualizada em 08/02/2024 às 15h22min

Em 2024, Pará registra mais de 400 casos de dengue

A doença apresentou uma redução de 36% em comparação com o mesmo período de 2023. No entanto, Monte Alegre, Belém e Parauapebas continuam concentrando os casos.

Fonte: G1 Edição: Portal Belém

O Pará registrou 409 casos confirmados de dengue nas cinco primeiras semanas de 2024, sem nenhum óbito relatado até o momento. Esse número representa uma redução de 36% em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram registrados 644 casos. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), divulgados nesta terça-feira (6), os municípios com maior número de casos confirmados são Monte Alegre (162), Belém (49) e Parauapebas (36).


Um estudo do Ministério da Saúde revelou que três em cada quatro focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, estão dentro das residências dos brasileiros. Com o calor acima da média causado pelo fenômeno El Niño e o aumento das chuvas, o número de casos disparou em todo o país, totalizando 345 mil casos.


Sinais e sintomas:


As manifestações clínicas da dengue, chicungunya e zika são muito semelhantes, por isso é essencial prestar atenção. Os principais sintomas da dengue incluem febre alta e imediata, dores moderadas nas articulações, manchas vermelhas na pele e coceira leve.


A chicungunya se caracteriza por febre alta e imediata, dores intensas nas articulações, manchas vermelhas nas primeiras 48 horas, coceira leve e vermelhidão nos olhos.


Por sua vez, a zika apresenta febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas nas primeiras 24 horas, coceira de leve a intensa e vermelhidão nos olhos.


A coordenadora estadual enfatizou que as Secretarias Municipais de Saúde devem notificar à Coordenação Estadual de Arboviroses casos graves e óbitos por dengue, chicungunya e zika em até 24 horas.


Prevenção 


Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e reduzir o risco de transmissão da dengue, é importante seguir estas orientações em sua residência:

- Mantenha a caixa d’água, tonéis e barris de água devidamente fechados;

- Utilize sacos plásticos para acondicionar o lixo e mantenha a lixeira sempre fechada;

- Evite o acúmulo de água sobre a laje;

- Guarde garrafas com a boca virada para baixo;

- Armazene pneus em locais cobertos;

- Proteja ralos desprotegidos com telas finas;

- Mantenha as fossas devidamente vedadas;

- Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda e os limpe semanalmente;

- Elimine qualquer objeto que possa servir como criadouro para o mosquito, como cascas de ovos e tampinhas de refrigerante.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?