16/02/2024 às 20h08min - Atualizada em 16/02/2024 às 20h08min

Prefeitura de Belém assina novo contrato para gestão do lixo na capital

A empresa vencedora da licitação para Parceria Público-Privado deverá implementar novo sistema de gestão de resíduos na cidade em até 90 dias

- Belém.com.br
com informações de Agência Belém; Portal Bacana
Foto: Agência Belém
A Prefeitura de Belém e a empresa Ciclus Amazônia assinaram, no último dia 07/02, contrato para prestação de serviço ao sistema de coleta e tratamento de resíduos sólidos da capital paraense.
Em vista da problemática recente quanto ao acúmulo do lixo e a ineficácia das ações do poder público em conter este problema, a Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura e a empresa deverá resultar na implantação de um novo sistema de gestão de resíduos sólidos na cidade, o que deve ser efetivado em até 90 dias. Algumas das ações previstas são as seguintes:
  • Implantação de novo sistema de gestão de resíduos sólidos na cidade;
  • Ampliação dos serviços de coleta;
  • Implantação de nova estação de transferência de resíduos;
  • Construção de novo centro de tratamento de resíduos, com capacidade de receber até 2,5 toneladas de lixo por dia;
  • Encerramento e recuperação do aterro sanitário do Aurá.
  • Compra de 50 ou mais caminhões coletores modernos, milhares de contêineres, e lixeiras para os logradouros públicos;
  • Criação de ecopontos em áreas estratégias;
  • Inserção de 12 cooperativas de catadores no sistema de gestão de resíduos;
  • Geração de cerca de dois mil empregos.
O documento foi assinado no Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura, pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, pela Secretária de Saneamento, Ivanise Gasparim, e pelo presidente da Ciclus Amazônia, Luiz Gomes. O evento contou com a presença de diversas autoridades, como vereadores e ex-governadores.
A licitação, vencida pela Ciclus Amazônia, prevê a administração do sistema de coleta de resíduos sólidos em Belém durante 30 anos. É previsto o investimento de mais de R$700 milhões, neste período. O processo de efetivação da PPP ocorreu sob análise da OAB, do Ministério Público e do Tribunal de Contas, conforme cita a secretária municipal de saneamento, Ivanise Gasparim.
Segundo informações do jornalista Marcelo Bacana, a Ciclus Amazônia é uma empresa do grupo SIMPAR (SIMH3), e faz parte da CS Infra, plataforma de gestão de concessões de longo prazo do grupo. A expertise do grupo na gestão integrada e valorização de resíduos sólidos advém da posse da Ciclus Ambiental, uma das maiores companhias da América Latina no setor, que atua no Estado do Rio de Janeiro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?