04/05/2024 às 11h39min - Atualizada em 04/05/2024 às 11h39min

Escola é entregue em Icoaraci completamente reformada

O local recebeu investimento de R$1 milhão

BELEM.COM.BR
AG.BELÉM
Os cerca de 500 alunos da educação infantil até a Educação de Jovens, Adultos e Idosos receberam uma estrutura capaz de aumentar as oportunidades.FOTO: MÁCIO FERREIRA / AG.BELÉM
                                                                                                                          
Com um investimento superior a R$ 1 milhão de reais, o bairro da Pratinha, no Distrito de Icoaraci, recebeu a terceira escola completamente reformada. A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeif) Cordolina Fontelles de Lima foi reinaugurada nesta sexta-feira, 3, pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, com a presença de secretários municipais e da comunidade escolar.

Erguida em 2001, a Escola, que homenageia a mãe de um grande nome da luta pelos Direitos Humanos do Pará, Paulo Fonteles, recebeu pela primeira vez uma grande reforma, que contemplou pintura geral, revitalização do pórtico de entrada, da fachada principal, da quadra de esportes, passarelas cobertas, substituição de portas, esquadrias em vidro, piso de alta resistência, novas instalações elétricas, reforma e adaptação dos banheiros, da cozinha e do auditório, construção de playground e novas salas de aula com mais conforto e segurança.

A dona de casa Camila Santos, mãe do estudante Enzo Emanuel, de sete anos, que está no espectro autista, é uma das pessoas agradecidas pela atual estrutura de atendimento ao filho.

“Meu filho estuda aqui há dois anos. Eu acompanhei todo o processo de reforma da escola, e é maravilhoso ver a mudança em toda a estrutura. A escola está muito bonita, eu me sinto muito mais segura de deixar meu filho aqui”, relata a mãe.

Oportunidades

Os cerca de 500 alunos da educação infantil até a Educação de Jovens, Adultos e Idosos receberam uma estrutura capaz de aumentar as oportunidades, aponta o diretor Sérgenson Nascimento. “A escola atende o bairro da Pratinha I e II e ainda algumas comunidades do Tapanã. Antes dessa reforma, a escola enfrentava muitas dificuldades por causa da infraestrutura. Mas, agora, é a realização de um sonho, executado por muitas mãos e que vai beneficiar os  alunos. O que mais nos alegra é que oferecemos uma escola cada vez melhor, mais bonita e mais estruturada para todos os nossos alunos”, reforça. 

Mais investimentos

Dentro do planejamento da Prefeitura de Belém, outras trinta escolas ainda serão inauguradas neste ano, favorecendo um universo de 70 mil alunos em toda a Belém, ressalta  a secretária municipal de Educação, Araceli Lemos.

“É uma alegria imensa e meu coração pulsa muito forte, porque nós sabemos que o nosso trabalho se reverte nessa entrega e é uma entrega para o povo de Belém, para os filhos dos trabalhadores e das trabalhadoras de Belém, que merecem ter uma escola pública de qualidade”, acrescenta.

De acordo com o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, as escolas do município foram encontradas em estado precário, com problemas elétricos, hidráulicos, com goteiras, sem carteiras adequadas e espaços caindo aos pedaços. 

“Agora, são 68 escolas entregues reformadas e, até o final do ano , serão 83. É uma honra muito grande estar na Pratinha, esta é a terceira escola aqui no bairro, mostrando que a educação para nós é prioridade. O prédio está reformado, mas, além dele, entregamos equipamentos adequados e novos, com espaços multiuso para atender aos alunos e à comunidade”, comemora o prefeito. 

Aluna mais idosa

A celebração se estende ainda à aluna mais idosa de toda a rede municipal de ensino. Raimunda Lobato, de 93 anos, faz parte dos alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e acredita que ainda há tempo para aprender a ler. 

“Eu já aprendi a escrever. Eu nunca tive a oportunidade de aprender lá no meu interior, agora não, aqui os professores entregam a lição para a gente treinar e eu já sei escrever meu nome, mas eu ainda quero ler, e ler muito bem”, conta a idosa.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?