09/05/2024 às 21h04min - Atualizada em 09/05/2024 às 21h04min

Escola Municipal Paulo Freire é entregue aos moradores do Tapanã

Foram investidos R$ 2.713.118,17 para revitalização do local

BELEM.COM.BR
AG. BELÉM
A escola tem 786 estudantes e mais duas turmas com 40 estudantes na EJAI. FOTO: JOYCE FERREIRA / COMUS
                                                                                                                                       
Uma das escolas mais tradicionais do bairro do Tenoné foi reinaugurada nesta quinta-feira, 9, pela Prefeitura de Belém. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Paulo Freire é a segunda das três que a gestão municipal está reformando no bairro.

A cerimônia de entrega da escola reformada ocorreu com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; da secretária municial de Educação, Araceli Lemos e da comunidade escolar, inclusive antigos professores que já passaram pela instituição. Ao todo, a Prefeitura de Belém chega ao número de 69 escolas completamente reformadas desde 2021. 

Homenagem

Inaugurada em 1999, na primeira gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a escola recebe sua primeira grande reforma agora no terceiro mandato do gestor. O sentimento dos alunos, professores e da comunidade é de gratidão, inclusive da família do aluno homenageado, Paulo Henrique Freitas, de apenas 9 anos, falecido no começo do ano, devido a complicações de uma cirurgia cardíaca. 

“A gente só consegue ser grato, porque sabemos que mesmo não estando presente, ele nunca será esquecido, porque  o nome dele tá ali na placa. Vamos sempre ser gratos a esse espaço que o acolhia, onde ele gostava de estar com os amigos e agora com a certeza de que aqui ele era muito amado”, disse emocionado Paulo Freitas, pai do aluno. 

A aluna do 9º ano, Ayla Silva, de 13 anos, reafirma a melhoria. “Antes o refeitório não era tão bonito, era meio sujo. O parquinho era enferrujado. Nas salas, os ventiladores eram quebrados, nem todos funcionavam, agora tem ar-condicionado, que é melhor. O parquinho tá reformado, o refeitório tá mais bonito, os banheiros estão melhores. Dá até mais vontade de estudar” relata a estudante.

Investimento em melhorias e modernização

Foram investidos R$ 2.713.118,17 para revitalização da sala de recursos multifuncionais, da quadra de esportes, garagem, do estacionamento, do piso de alta resistência e aplicação de resina, substituição de portas e janelas, instalação de esquadrias em vidro; reforma e adaptação dos banheiros, do laboratório de informática, cozinha e despensa, do calçamento com instalação de piso podotátil, além de instalação de playgroud e de novas instalações hidrossanitárias. 

Todos os serviços executados para garantir espaços adequados, conforto e a segurança do ambiente escolar. A escola tem 786 estudantes e mais duas turmas com 40 estudantes na modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). 

Ambiente adequado

A secretária de Educação, Araceli Lemos, lembrou do verbo utilizado pelo educador, que dá nome à escola, sobre a importância do fazer cotidiano da educação. “O que nós queremos com escolas como esta, amplas, completas, seguras é trazer esperança para os filhos e filhas dos trabalhadores que moram no Tenoné. Reformar, oferecer um ambiente adequado é esperançar como queria o próprio Paulo Freire. Fazer com que as famílias de trabalhadores possam sonhar com futuro”, disse a secretária. 

Para o prefeito Edmilson Rodrigues, celebrar os números de escolas reformadas mostra que o bairro ganha educação de alta qualidade.  “Salas com computadores, programas para o desenvolvimento intelectual das crianças, biblioteca com mais de dois mil livros com qualidade, professores qualificados, corpo docente com integrantes que têm 25 anos de atuação na escola. É um investimento no futuro”, reforçou o prefeito.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?