23/05/2024 às 08h00min - Atualizada em 23/05/2024 às 08h00min

Novos Agentes de Combate a Endemias começam a receber o vale-alimentação

Os 269 ACE’s que receberam o vale-alimentação foram aprovados no Processo Seletivo da Prefeitura durante todo o mês de abril

BELEM.COM.BR
AG.BELÉM
A entrega do cartão ocorreu na sede da Semad. FOTO: DINEI SOUZA / AG.BELÉM
                                                                                                         
Os novos Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) selecionados no Processo Seletivo Público (PSP), promovido pela Prefeitura de Belém, receberam, na tarde desta quarta-feira, 22, os cartões de vale-alimentação. A entrega do benefício faz parte da política da gestão municipal de valorização do servidor público. A cerimônia reuniu cerca de 269 novos ACE’s no auditório David Mufarrej, na Universidade da Amazônia (Unama).

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da entrega. O gestor municipal destacou a importância da profissão para a cidade. “Vocês são educadores em saúde pública, com um papel fundamental. Combater endemia exige fundamentalmente combater falsas informações. Vocês cumprem um papel pedagógico. Agora, assim como os demais Agentes de Combate a Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde, vocês recebem o vale-alimentação”.

Os 269 ACE’s que receberam o vale-alimentação foram aprovados no Processo Seletivo da Prefeitura e, durante todo o mês de abril, fizeram o treinamento e formação para estar aptos ao serviço.

Benefício é de R$ 400 por mês

O valor do benefício é de R$ 400, que os novos servidores poderão utilizar por meio do cartão que receberam. Jaqueline Penha, 34 anos, que atua no distrito de Mosqueiro, ressaltou a importância do benefício na sua renda a partir de agora.

“Esse vale está vindo em excelente momento. Esse benefício tem um significado grande para nós ACE’s, ele mostra a valorização e a melhoria para a nossa categoria”, festejou Jaqueline. 

A entrega do cartão, já carregado com o valor referente aos dois primeiros meses do ano trabalhado, ocorreu na sede da Semad, no bairro do Marco, durante todo o dia. “Esses ACS’s e ACE's têm muitos significados", ressalta a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes. "O primeiro é o compromisso da gestão com uma saúde pública de qualidade em Belém. E a outra é a conquista do vale-alimentação que, até 2021, não era um direito deles, só incorporado em 2022, na nossa gestão”.

Controle de endemias

Os ACE’s são profissionais de controle de endemias, como dengue, malária, febre amarela e outras. Eles atuam também de forma integrada com as equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família.

A agente Gracineide Amaral, 42 anos, que tua no distrito de Icoaraci, ressaltou que a família precisa estar resguardada com esse benefício. “Vai ajudar na alimentação da nossa família, é uma complementação muito necessária. Passamos o dia em campo e temos que deixar a nossa família resguardada, e por isso o vale vem em boa hora”, destacou Gracineide.

Participaram da entrega a titular da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Jurandir Novaes, e Eilane Lima, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?