07/01/2020 às 15h16min - Atualizada em 07/01/2020 às 15h16min

Santa Izabel do Pará com seus rios e igarapés comemora hoje 86 anos de existência

A Vila de Caraparu é um dos atrativos da cidade

Andreza Gomes, jornalista do Portal Belém.com
Rio Caraparu é um dos atrativos turísticos da cidade (Foto: Rafael Fernando)
 
 
  O município de Santa Izabel localizado na região metropolitana de Belém é conhecido pelos inúmeros igarapés que são furos do Rio Caraparu. Mas a cidade oferece outros atrativos turísticos como: o antigo Colégio Antônio Lemos, a igreja matriz de Santa Izabel, entre outros.  

Santa Izabel do Pará fica cerca de 44 km distante da capital paraense, com duração de viagem de carro de um pouco mais de uma hora pela BR 316.

Para exaltar esta data, 07 de janeiro de 2020, o Portal Belém entrevistou dois ilustres moradores da cidade que contam suas lembranças e acolhimento dos moradores.

Paixão - Izabelense da gema, como ele mesmo se apresenta, Diogo Rodrigo da Cunha Miranda, 27 anos, bacharel em direito e professor. Ele apresenta com nostalgia cada espaço da sua cidade. “Nasci nesse pedaço de chão que tem mais água que terra. A cidade é banhada por inúmeros Igarapés, já nascemos molhando os pés no Rio Caraparu. E é sempre um orgulho ter a memória voltada para esses encantos naturais que a cidade propicia aos seus munícipes e aos turistas de toda a região do Pará, do Brasil e do mundo”, comemora o professor.


Ele lembra da infância feliz que teve e conviveu com figuras ilustres da cidade. “Convivi com professores e professoras que labutam diariamente para mudar a realidade da educação municipal, e a compor a sociedade com cidadãos cheio de esperança e conhecimento”, pontua.

Diogo afirma que viver a rotina de Santa Izabel do Pará é nunca esquecer que cada parte da cidade tem uma história para relatar. “É olhar para o Colégio Estadual Antonio Lemos e observar a história das Irmãs Filhas de Santana, o internato que recebeu inúmeras meninas e meninos, que recebiam abrigo e educação de qualidade”, relembra.

Outro encontro de memórias é as ruínas do Retiro de Moema, onde era a residência da família Lemos. “As inúmeras memórias que tenho da cidade é sempre aconchegante e nostálgica”, por isso o bacharel em Direito não muda de endereço.



O que você daria para sua cidade?

O professor Diogo Rodrigo garante que o melhor presente neste 86 anos de fundação era “devolver a cidade os seus imponentes patrimônios material e histórico que foram ladeira abaixo, devido a ausência de projetos e investimentos do poder público municipal, e a revitalização de alguns patrimônios históricos que ainda existem”, comenta.

O emprego e renda é outro presente que o professor daria para seus munícipes. “Gostaria que inúmeros cidadãos isabelenses possam viver ao lado da sua família, e não ter que viajar para outros estados em busca de trabalho”, pontua.

Bagagem Cultural – Bem humorado, o professor Diogo Rodrigo garante que para ser um artista de sucesso preciso pelo menos ser batizado nas águas do rio Caraparu. “A cidade é berço de inúmeras artistas paraenses, como Valéria Paiva e Viviane Batidão, e as águas do Rio Caraparu já foram registradas pelas lentes fotográficas de Celso Lobo, conceituado fotógrafo paraense que resumiu em um Livro fotográfico Caraparu e seus encantos a beleza natural desta minha cidade natal”, enumera.

Ele finaliza parodiando que “se dizem que Deus é Brasileiro, com certeza Jesus é Isabelense”.

Acolhimento – O empresário Francisco Assis de Araújo adotou a cidade como sua nova morada há 18 anos e garante o quanto a cidade é hospitaleira, com um povo acolhedor. “Eu só tenho a agradecer esse povo que me acolheu aqui e hoje um dos mais importantes pontos turísticos que temos chama-se Caraparu”, comemora.


Ele conta que com a inauguração da rodovia que dá acesso à Vila da Caraparu possibilitou a vinda de mais visitantes para os igarapés de Caraparu, Porto de Minas, entre outros.

Hoje no dia do seu aniversário, a cidade recebeu um Novo Mercado Municipal e foram inauguradas ruas que foram pavimentadas. A programação iniciou no domingo, dia 05 e foi marcada por shows com artistas locais, torneios e missas.

Até o dia 12 de janeiro, haverá programação com Torneio Rural e entrega de obras.

O empresário Francisco Assis parabeniza Santa Izabel do Pará pelo seu dia e agradece pelo acolhimento do povo. “Eu sempre estarei trabalhando em prol dos cidadãos de Santa Izabel do Pará”.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?