O estado do Pará contará, a partir de abril, com o reforço de 53 profissionais formados no exterior pelo Programa Mais Médicos. A iniciativa visa ampliar a cobertura da atenção básica e suprir a carência de médicos em regiões de maior vulnerabilidade. Além disso, o primeiro edital de 2025 do programa prevê a chegada de mais 169 profissionais, fortalecendo ainda mais a assistência à população.
Os médicos serão distribuídos entre 27 municípios paraenses e três Distritos Sanitários Especiais Indígenas, garantindo atendimento para comunidades que enfrentam dificuldades no acesso à saúde pública. O objetivo é reforçar as equipes de Saúde da Família e aprimorar a qualidade do atendimento prestado à população em situação de vulnerabilidade.
Anunciado pelo Ministério da Saúde em março, o primeiro edital de 2025 do Mais Médicos abriu inscrição para gestores municipais interessados em aderir ao programa. O prazo de adesão se encerrou na última segunda-feira (24), e o resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no dia 8 de abril. No Pará, 76 municípios receberão contratações imediatas, enquanto outros 67 integrarão um cadastro reserva.
Atualmente, o estado conta com 1.642 vagas do programa, das quais 1.377 estão ocupadas. Os profissionais já em atuação beneficiam diretamente cerca de 3,6 milhões de habitantes, especialmente em regiões onde o acesso à saúde pública é mais limitado. Com a chegada dos novos médicos, a expectativa é de que mais famílias tenham acesso a um atendimento de qualidade e continuado, fortalecendo a rede de atenção primária no Pará.
Com informações do G1.