20/01/2020 às 20h00min - Atualizada em 20/01/2020 às 20h00min

Cidades do Pará celebram aniversário

Soure, Portel e Oeiras do Pará tiveram a data especial nesta segunda-feira (20)

Andreza Gomes
Jornalista do belem.com.br
Considerada a Pérola do Marajó, a cidade de Soure encanta turistas e moradores pelas belezas naturais (Foto: João Felipe/Ascom Soure)
     
Nesta segunda-feira (20), três cidades do Pará comemoraram aniversário de fundação. São elas: Soure e Portel, no arquipélago do Marajó, e Oeiras do Pará, que fica na região do Baixo Tocantins.

Considerada a Pérola do Marajó, a cidade de Soure encanta turistas e moradores pela beleza das praias paradisíacas como: Pesqueiro, Barra Velha, Céu e Caju Una; o artesanato local, culinária, a sociedade Marajoara das Artes também são atrativos culturais e turísticos.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Soure, Márcio Vitelli, a cidade de Soure está comemorando 161 anos como município emancipado. “Soure foi fundada em 20 de janeiro de 1847 por Francisco Xavier de Mendonça Furtado”, conta.

Para celebrar esta data, a programação de aniversário contou com a celebração de uma Santa Missa na igreja Matriz. Em seguida houve a inauguração do monumento “Sustenta” em defesa do Meio Ambiente.

Na Câmara Municipal de Soure foi sancionada a Lei do Hino de Soure pelo presidente em exercício da Câmara, o vereador João Barbosa. Participaram da cerimônia, os vereadores Túlio Nascimento e Jorge Abon; o prefeito João Barbosa e o autor do Hino, Lúcio Alves Sarmento.

Agora à noite, ainda tem show de Gilmara e demais artistas locais, entre os quais, o grupo folclórico Cruzeirinho. Para uma das fundadoras do Grupo Cruzeirinho, Maria Amélia Barbosa, participar destas comemorações do aniversário da cidade é importante para o grupo. "Estamos mantendo nossas tradições da cultura marajoara há três décadas. Transmitindo de geração para geração e mantendo nossas raízes até hoje", comemora.. 


Portel – A cidade de Portel também está completando 262 anos de fundação. Uma cidade que fica localizada no arquipélago do Marajó e tem como atrativos praias, igarapés, cachoeiras, acervo arqueológico. Tem também a tradição de construção de embarcações feitas pelo carpinteiro naval.

Portel se destaca por também possuir 70% da área da área da Floresta Nacional do Caxiuanã, onde podemos encontrar sítios arqueológicos, comunidades ribeirinhas (com seus costumes e modos de vida peculiares, que possibilitam o desenvolvimento de atividades sustentáveis), ou seja, segmentos de turismo ambiental, como ecoturismo, esportes aquáticos, observações de animais, pesca esportiva, dentre outras atividades voltadas ao meio natural.

A prefeitura da cidade programou para o dia 24 shows com artistas locais e torneios esportivos.

Oeiras do Pará – Oeiras do Pará também está em festa para comemorar os 262 anos de fundação com uma programação cultural que terá como atrações: banda Fruto Sensual, Bando Papo 10, Grupo Renascer, entre outros.

Com uma população de aproximadamente 31 mil habitantes, a cidade tem como padroeira, Nossa Senhora da Assunção, que tem sua festividade no mês de agosto.
 
 

 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?