30/08/2019 às 17h37min - Atualizada em 30/08/2019 às 17h37min

Festival de Cinema leva cultura às ruas de Parauapebas

Público presente no festival. Imagem divulgação da internet.

Parauapebas recebeu no mês de agosto a 3° edição do Festival de Cinema itinerante Cultura na Praça. O projeto consiste na armação de uma estrutura que foi montada na Praça Açaí para a exibição de filmes ao ar livre. Desta vez, o cinema apresentou o longa-metragem “Turma da Mônica – Laços”. O festival faz parte da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Parauapebas foi o terceiro município a receber o projeto que já passou por Canaã dos Carajás e Ourilândia do Norte.  

Neste ano o evento contou com uma enorme novidade, a exibição de curtas-metragens que foram produzidos inteiramente por estudantes da região. No decorrer do mês de julho ocorreram oficinas de audiovisual nas localidades selecionadas. Ao todo, foram exibidos seis filmes que fazem referencias as localidades e a cultura da região.

"A intenção foi fazer com que os jovens colocassem a mão na massa, participando de todas as etapas de produção, desde a escolha do tema, até a montagem final do filme. O resultado foi ótimo, com trabalhos de alta qualidade, que certamente vão surpreender muita gente", garante o cineasta Gilberto Scarpa

Para o empresário, Luiz Nunes, que esteve presente no festival, é essencial que sejam implantados projetos culturais que ocupem o tempo dos jovens. “Esse é um projeto incrível, fazer os jovens trabalharem e aprenderem na pratica como fazer esses filmes, e acima disso, valorizar a nossa cultura que por muitas vezes fica de lado, é uma lição que tenho certeza que nunca irão esquecer”. Explicou.

De 2017 a 2018 cerca de oito mil pessoas entre participantes e publico, estiveram presentes. O festival irá passar ainda por, Bom Jesus do Tocantins, Açailândia e por ultimo Igarapé do Meio, no Maranhão.

 

Foto: Divulgações da internet.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?