27/01/2020 às 18h00min - Atualizada em 27/01/2020 às 18h00min

Cancelamento na divulgação de listões traz apreensão para os candidatos

Além da UFPA, Ufra e Ufopa já confirmaram que não vão publicar a relação de classificados até que se resolva o embróglio em torno do SISU

Andreza Gomes
Jornalista do belem.com.br
A estudante Hosana Ferreira aguarda com ansiedade a resolução do imbróglio em torno do SISU (Foto: Acervo pessoal)
A notícia sobre o cancelamento da divulgação do listão dos aprovados no processo seletivo da Universidade Federal do Pará (UFPA), publicada na noite deste domingo (26), deixou ainda mais apreensivos os estudantes que buscam uma vaga na mais importante instituição de ensino superior do Estado.

A estudante Hosana de Cássia da Silva Ferreira, de 18 anos, revela estar com um misto de ansiedade e desespero. “Acredito que muitos alunos serão prejudicados com esta questão da nota do Enem”, pontua.

Hosana tenta uma vaga no curso de pedagogia da UFPA. Ela conta que os professores que teve durante a vida escolar foram fundamentais na escolha da profissão. “Meus professores sempre me incentivaram a estudar. Eu comecei a estudar quando tinha dois anos e meio em uma pequena sala improvisada por uma amiga da família. Eu sou a mais avançada da minha família, terminei os estudos com 16 anos”, conta.  

Como sonho, a jovem tem vontade de fazer a diferença nas escolas. “Quero trabalhar com as crianças que são o nosso futuro! Fazê-las entender que é muito importante estar em uma sala de aula”, conclui.

Lucas Gabriel Pinto, 17, tenta uma vaga para Psicologia e se preparou o ano todo para fazer uma boa prova. “É uma expectativa que sobe e desce com as notícias de cancelamento do listão. Tentei me preparar ao máximo para tirar boas médias e conseguir aprovação”, explica.

O imbróglio com relação à divulgação dos resultados começou na última sexta-feira (25), quando a Justiça Federal de São Paulo determinou a suspensão da divulgação dos resultados do Sisu até que o governo federal demonstre a correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apontadas com problemas por estudantes de todo o País.

No Pará, além da UFPA, A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) declarou que continuará aguardando o Sisu e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que também publicaria o listão dos aprovados nesta terça-feira (28), confirmou o cancelamento da divulgação à nossa reportagem.

Há poucos instantes, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), cujo listão estava previsto para sair na quarta-feira (29), também decidiu cancelar a divulgação, conforme informado no portal oficial da instituição.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?