29/01/2020 às 08h00min - Atualizada em 29/01/2020 às 08h00min

Santarém recebe seu primeiro arcebispo

Dom Irineu Roman chegou ao Oeste Paraense aclamado pelo povo de Santarém

Agência Santarém
com edição do belem.com.br
Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar entrega a chave da cidade ao novo arcebispo, Dom Irineu Roman (Foto: Divulgação)
   
O primeiro Arcebispo da Arquidiocese de Santarém, Dom Irineu Roman, chegou ao município na tarde desta terça-feira (28). Ele foi recebido com festa pela população da cidade. Do Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, o presbítero seguiu em carreata percorrendo diversas ruas da cidade até o seminário São Pio X.

Em uma cerimônia oficial o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, entregou a chave do município para Dom Irineu, em um ato simbólico de boas vindas à autoridade religiosa. O prefeito estava acompanhado da primeira-dama Celsa Brito, e do vice-prefeito, José Maria Tapajós.

“O momento representa muita festa e muita alegria para a comunidade católica que vive hoje um dia muito especial coma chegada de Dom Irineu”, afirmou o vice-prefeito, José Maria Tapajós.

O município do Oeste Paraense foi elevado de Diocese à Arquidiocese de Santarém. Será, agora, a Sé metropolitana da Província Eclesiástica de Santarém. Vai pertencer ao Conselho Episcopal Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A sé arquiepiscopal está na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.



Nélio Aguiar lembrou da ansiedade da espera da população. “A espera valeu à pena, pois o Papa nomeou um Arcebispo. Uma benção de Deus eu estar prefeito de Santarém neste momento. Lembro que falei com o arcebispo no dia de meu aniversário. Estamos em festa aqui em Santarém, mas a missão é muito mais abrangente do que isso. São várias dioceses que o senhor vai pastorear. Quero lhe dar as boas vindas, seja bem vindo à Santarém. Entrego ao senhor a chave de nossa cidade. Eu tenho certeza de que nos corações de todos nós já aflora um amor muito grande pelo senhor”, disse Nélio Aguiar.

Dom Irineu agradeceu a recepção e abençoou a população. “Eu chego tranquilo porque encontro um povo alegre, trabalhador, sábio e inteligente. Sentimos esse calor humano, essa alegria. Sou muito grato por o Papa ter me escolhido para cumprir essa missão. Santarém será elevada de diocese à sede metropolitana, gostaria que esse especial também fosse para todos vocês, que fazem desse lugar ser um lugar tão lindo. Estou aqui para trabalhar essa igreja viva com todos vocês. Estou aqui para servir e minha benção a todos vocês”, disse o arcebispo. 

Posse

A posse de Dom Irineu com a criação da Província Eclesiástica e Arquidiocese de Santarém será no domingo, dois de fevereiro, na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, às 9h.

A celebração contará com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. No mesmo dia, o Arcebispo preside sua primeira missa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, Sé metropolitana.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?