30/01/2020 às 18h29min - Atualizada em 30/01/2020 às 18h29min

UFPA solta listão dos aprovados em PS 2020

Reitor lamenta corte de candidatos que obtiveram nota classificatória, porém, a universidade não tem vaga para atender a demanda

Selma Amaral, jornalista do belem.com.br
com edição do belem.com.br
As novas universitárias comemoraram muito a aprovação na UFPA (Crédito: Olivia Varela)
A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou na tarde desta quinta-feira, 30, o listão dos aprovados no Processo Seletivo 2020 (PS 2020), que havia sido adiado por motivação judicial oriunda da União. Segundo o reitor Emmanuel Zagury Tourinho, a instituição federal paraense só estava aguardando a validação das notas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) pelo MEC/INEP para processar o listão dos aprovados.
 
A instituição já havia recebido as notas do ENEM desde a madrugada da última quinta-feira, 23. “Foi tudo tranquilo, conseguimos ajustar as notas e formatar o listão que estamos entregando, hoje”, disse. Ao se pronunciar a imprensa, o reitor Emmanuel Tourinho agradeceu a equipe da UFPA e parabenizou os novos calouros e seus familiares. Aos que não conseguiram aprovação, o reitor deixou uma mensagem de incentivo, pedindo para que os candidatos não desistam de cursar o ensino público superior.
 
Sobre o Processo Seletivo, o reitor Emmanuel Tourinho destacou o aumento de seis mil novos inscritos em relação a 2019. Em números gerais foram 94.563 candidatos inscritos para disputar 7.143 vagas; 6.968 candidatos foram aprovados. O reitor fez questão de ressaltar que nesse processo seletivo houve um diferencial, ou seja, 46.401 candidatos foram classificados com a pontuação mínima exigida pelo PSS, porém, ficaram de fora por falta de vagas.
“Estamos falando de um dos maiores processos seletivos do Brasil. A Universidade Federal do Pará é uma instituição de ensino superior sólida, respeitada e considerada uma das melhores do Brasil. Portanto, lamentamos profundamente em não poder atender esses candidatos, mas estamos trabalhando por políticas públicas que possam garantir o ensino superior aos nossos jovens”, destacou o reitor Emmanuel Tourinho, que lamentou ainda falta de verbas para promover a expansão do ensino superior.
As poucas vagas que sobraram, em torno de 26, são destinadas a candidatos portadores de deficiência (PCDs) dos campi do interior do Pará. Ainda sobre a realização do Processo Seletivo, o reitor parabenizou sua equipe e destacou que UFPA ainda realiza dois vestibulares especiais durante o ano para candidatos de comunidades tradicionais indígenas e quilombolas.

Ele ainda antecipou as boas-vindas aos novos calouros e anunciou que o período de habilitação dos aprovados começará na próxima segunda-feira, 3, para os candidatos de Belém, Ananindeua, Capanema, Bragança e Breves. Para os demais campis a habilitação começará dia 10 de março. O listão completo com o nome dos aprovados em 2020 está disponível no site da UFPA, assim como as notas dos candidatos.
 
Antes da entrega do listão já era grande a movimentação em frente ao Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus da UFPA, em Belém. Muitos candidatos, seus familiares e a imprensa aguardavam ansiosamente a leitura e a divulgação do listão. Nove, dos dez primeiros colocados no PS 2020 são do curso de Medicina. O supercampeão do PS da UFPA 2020 é o calouro Daniel Sousa Gonçalves de Araújo, o segundo lugar foi de João Vitor Gomes da Silva, e o terceiro colocado geral foi Manuel Nerico Batista Neto. O único da lista dos dez melhores do PS 2020 da UFPA que não é de Medicina é o calouro Héricles Feio, de Biomedicina.
 
Segundo o reitor Emmanuel Tourinho, essa hegemonia do curso de Medicina pode ser explicada pela tradição e de grande disputa por parte dos candidatos. “A qualidade do curso também é um fator. Então, quem disputa o curso de Medicina na UFPA está muito bem preparado com anos de dedicação, muitas vezes o candidato já está fazendo o PS há vários anos até conseguir a aprovação e isso é muito bom para nós, também”, disse o reitor.
 
A festa dos calouros invadiu Belém e não teve hora para acabar. É que pela manhã, a Universidade do Estado do Pará também divulgou seu listão e a tarde foi a UFPA. Muitos calouros festejaram ali mesmo, no Campus do Guamá, como as candidatas e amigas Maria Eduarda, aprovada em Nutrição, Gabriele Monteiro e Isadora Oliveira, aprovadas em Artes Visuais. “É um sentimento incrível, estou realizada”, disse Isadora. “Quero fazer meu curso, montar meu próprio negócio e conseguir minha estabilidade financeira”, disse Maria Eduarda, sem esconder o choro e a emoção de alcançar a vaga na UFPA.
 
O Portal Belem.com.br parabeniza todos os calouros de Belém e do interior do Estado.
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?