14/02/2020 às 20h00min - Atualizada em 14/02/2020 às 20h00min

Curuçá se prepara para mais um carnaval ecológico

Bloco Pretinhos do Mangue leva alegria e conscientização ambiental há 34 anos para as ruas do município

Andreza Gomes
Jornalista do belem.com.br
No bloco, os brincantes se lambuzam com a lama do mangue, habitat natural do caranguejo (Foto: Eliseu Dias/Agência Pará)
        
O bloco Pretinhos do Mangue, que há 34 anos leva alegria para os brincantes do município de Curuçá, a 139 quilômetros da capital paraense, promete para 2020 o carnaval mais animado do nordeste paraense.

O presidente do bloco, Edmilson Santos, explica que no ano 2000 a iniciativa ganhou uma projeção nacional. “Todos os anos buscamos aprimorar mais o bloco. Uma das principais atrações é o nosso mascote, um caranguejo medindo um metro de altura por três de comprimento, que se contorna e faz vários movimentos semelhantes aos do caranguejo de verdade”, conta.

No bloco, os brincantes se lambuzam com a lama do mangue, habitat natural do caranguejo. E da festa participa toda a família, desde as crianças até os mais idosos.

“Um dos destaques da nossa festa é a marca do pescador, que chamamos de barraca do ‘avoado’, que é onde o pescador vai assar o peixe, cozinha o caranguejo e as pessoas que saem no bloco vão degustando esse alimento, que é fornecido pelo nosso mangue”, pontua.

Os Pretinhos do Mangue são um bloco democrático. “Todos os anos, recebemos pessoas de todos os locais do Brasil e hoje somos uma referência, um patrimônio do município de Curuçá e do Estado do Pará”, comemora.

Edmilson Santos conta que desde dezembro os turistas já começam a procurar casas para alugar em Cametá. “Para o Carnaval 2020 são esperados cerca de 18 mil brincantes somente no bloco Pretinhos do Mangue, um carnaval da família, que trata da preservação ambiental e a fantasia é a lama do mangue onde o caranguejo vive”, reforça.

Neste ano, o tema norteador do bloco deverá ser o derramamento de óleo nas praias do Nordeste.  

Programação – O bloco Pretinhos do Mangue sai no dia 23 de fevereiro, domingo de Carnaval, a partir das 16h, e na terça-feira gorda, 25 de fevereiro, pelas ruas de Curuçá, no nordeste paraense.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?