03/09/2019 às 11h09min - Atualizada em 03/09/2019 às 11h38min

Empresas discutem como a gestão lean pode melhorar a transformação digital

Para especialistas, mudança na gestão é essencial para evitar digitalização de processos ruins, geração de desperdícios e perda de foco no cliente; encontro sobre o tema vai reunir 14 companhias e 20 especialistas no Cubo Itaú, em São Paulo

DINO
https://www.lean.org.br/lean-digital-summit-2019.aspx
Lean Institute Brasil e CI&T realizam o Lean Digital Summit 2019


Robôs digitais interagindo com clientes, veículos autônomos fazendo entregas, inteligência artificial guiando processos produtivos, big data … a digitalização das empresas é um fenômeno sem volta e cada vez mais presente. O problema, segundo especialistas, é que muitas companhias, na ânsia de obter resultados imediatos, perdem o foco no cliente, digitalizam processos ineficientes e geram desperdícios.

Esse será um dos pontos principais de discussão do Lean Digital Summit 2019 (https://bit.ly/2IH6vUJ), encontro no qual executivos de 14 grandes empresas, além de especialistas brasileiros e internacionais, vão detalhar como companhias estão adotando o sistema lean, filosofia de gestão originária do modelo Toyota, para efetuar transformações digitais ao mesmo tempo em que fortalecem o foco no cliente, melhoram os processos produtivos e evitam - ou mesmo - eliminam os desperdícios.

"O grande risco de promover a digitalização de uma atividade produtiva sem entender o real fluxo de valor dela é, muitas vezes sem perceber, digitalizar ou robotizar processos que nem deveriam existir", resumiu Christopher Thompson, diretor do Lean Institute Brasil (LIB).

“Uma efetiva transformação digital em qualquer tipo de organização precisa ter o cliente no centro, como foco principal, e gerar melhorias nos processos produtivos como um pressuposto básico”, completou Flávio Picchi, presidente do LIB.

Para os especialistas, já que a transformação digital das empresas é um fenômeno inevitável e cada vez maior, é preciso, então, fazer isso da forma correta: melhorando os processos produtivos ao mesmo tempo em que se realiza a digitalização.

O evento será no dia 12 de setembro, no maior centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina, o Cubo Itaú, em São Paulo (SP), e vai reunir casos da Toyota Connect, do Itaú, do Magazine Luiza, da Vivo, da Mercedes-Benz, da Cielo, do Pag Seguro Uol, da Bosch, do REA Group, da Konica Minolta, da BRQ, da Raízen, da Hermes Pardini e da CI&T.

Serão, ao todo, 20 palestrantes falando sobre lean digital num único dia, por exemplo: Nigel Thurlow, chefe de Agilidade da Toyota Connected, criador do Scrum The Toyota Way, uma abordagem que combina os ensinamentos do Sistema Toyota com a teoria da complexidade, com o scrum framework, entre outros conceitos. Assim como Nigel Dalton, chief inventor do REA Group, empresa global de publicidade imobiliária on-line sediada em Melbourne, na Austrália, e que dirige o REALABS, focado em pesquisa e desenvolvimento em realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial. Ou ainda Marie-Pia Ignace, presidente do Institut Lean France, pioneira francesa em lean digital, criadora, entre outros projetos, de um dos primeiros bancos online da França.

Entre os casos das empresas, o encontro vai reunir uma diversidade de experiências digitais de companhias das áreas de software, do setor financeiro, automotivo, varejo, telecomunicações, máquinas, químico e até da gestão da saúde.

Um dos casos apresentados será da CI&T, multinacional brasileira especializada em transformação digital de impacto - que é correalizadora do evento - e que utiliza o sistema lean em 100% de seus projetos. “Os líderes têm grandes desafios de negócios e precisam enfrentá-los de maneira disruptiva. É necessário desvendar e resolver as dores da organização, tornando-a mais inovadora e ágil, e aumentando a lealdade e a base de seus clientes. O segredo é promover uma transformação Lean Digital, com mudanças de mindset e cultura em toda a organização, e trazendo o consumidor para o centro dessa jornada. Isto é o que gera impactos mensuráveis no negócio. A transformação digital torna a organização mais eficiente, rápida e preparada para enfrentar as dores dos consumidores, e a consequência disso é um alto retorno à empresa”, resumiu Cesar Gon, CEO e fundador da CI&T, que tem sede em Campinas (SP) e escritórios nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Canadá, Japão e China.

Além das palestras, o evento ainda terá treinamentos específicos, exposição de trabalhos, visita orientada e será transmitido ao vivo pela internet para quem se inscrever. O Lean Digital Summit é fruto de uma parceria entre o Lean Institute Brasil e a CI&T.

“O objetivo desse evento é ajudar os profissionais das empresas a entenderem como podem realizar a transformação digital e impactar o negócio de forma mais ágil e eficiente, com real valor para seus clientes a partir da filosofia lean”, acrescentou Cesar Gon, CEO e fundador da CI&T.

“Vamos compartilhar experiências concretas que estão conseguindo mudar isso, fazendo dessa jornada algo fundamental para tornar as companhias mais econômicas, produtivas, competitivas e com mais qualidade”, finalizou Flávio Picchi, presidente do Lean Institute Brasil.

Sobre o Lean Institute Brasil

O Lean Institute Brasil (www.lean.org.br), de São Paulo, dissemina há 20 anos o sistema lean nas empresas por meio de eventos, consultorias, cursos, treinamentos, livros, manuais e conteúdos digitais, entre outras ações. O instituto brasileiro foi o segundo do tipo a surgir no mundo. O primeiro foi o dos EUA (www.lean.org). Ambos fazem parte hoje de uma rede de 30 institutos lean, distribuídos por 30 países e 5 continentes (www.leanglobal.org).

Sobre a CI&T

A CI&T é agente de transformação digital para as marcas mais valiosas do mundo, gerando impacto de negócios comprovado em todos os projetos que lidera. Ao longo de toda sua trajetória, a multinacional brasileira tem sido eleita para resolver desafios complexos, acumulando expertise para acelerar a transformação de grandes líderes do mercado e fazê-las crescer. Por meio do Lean Digital, a CI&T desbloqueia todo o potencial das pessoas, da tecnologia e dos negócios em si. A companhia soma mais de 2.500 colaboradores, especialistas e pioneiros na aplicação de design e tecnologias avançadas, que trabalham em conjunto com os clientes para promover mudanças profundas e duradouras.



Website: https://www.lean.org.br/lean-digital-summit-2019.aspx
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?