09/03/2020 às 18h00min - Atualizada em 09/03/2020 às 18h00min

Seduc seleciona professores para o programa "Alfaletra Marajó"

Inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira (11)

Agência Pará
Com edição do belem.com.br
O objetivo do programa é alfabetizar jovens, adultos e idosos do Marajó (Foto: Bruno Cecim/ Agência Pará)
    
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) publicou, na manhã desta segunda-feira (09), o edital do Processo Seletivo Seriado (PSS) para a contratação de 85 professores que vão atuar no Programa Alfaletra Marajó. O programa foi lançado no final do ano passado e tem o objetivo de alfabetizar jovens, adultos e idosos do Marajó. 

As inscrições podem ser feitas no site da Seduc até a próxima quarta-feira (11). De acordo com o edital, a seleção é composta por quatro fases: inscrição, análise curricular, comprovação dos dados e habilitação contratual. Para se candidatar à vaga, o professor deve ter diploma universitário e residir no Marajó. De acordo com a Seduc, esse critério garantirá a permanência do professor na escola ao longo da execução do programa e ajudará na geração de renda no próprio arquipélago.

A formação inicial contemplará alunos de todas as cidades do Marajó e as aulas se darão em municípios polo da seguinte forma: Breves (Anajás, Bagre, Breves, Portel, Melgaço, Curralinho, Gurupá), Muaná (Muaná, Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista), Salvaterra(Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari, Salvaterra, Soure) e Afuá (Afuá, Chaves). Após o período de seleção, a contratação será imediata e terá validade de até dois anos.

O coordenador da Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Odair Medeiros, explica que as Unidades Regionais de Educação (URE) do Marajó estão selecionando as escolas onde funcionará o programa e após essa fase a Seduc iniciará o período de matrícula na própria escola. “Cada município poderá contar com 5 turmas, totalizando 85 em toda a região”, explica. As aulas iniciam no dia 04 de maio.

Programa

O Marajó é a região do Pará com o maior número de pessoas fora da escola e/ou analfabetas. O "Alfaletra Marajó" é voltado para a alfabetização na perspectiva do letramento. Os docentes passarão por um período de formação focada numa metodologia pedagógica adequada para garantir que ao término do ano saiam do programa sabendo ler e escrever fluentemente. “O programa será um instrumento importante para atender o aluno que não teve a oportunidade de estudar e que deseja ser alfabetizado e inserido na sociedade”, destaca Medeiros.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?