12/03/2020 às 09h17min - Atualizada em 12/03/2020 às 09h17min

Vacinação contra o sarampo encerra nesta sexta-feira (13)

Até o momento, apenas 40% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de 17 mil pessoas, foi vacinada em Belém

Agência Belém
Com edição do belem.com.br
O sarampo é uma doença viral, altamente contagiosa e grave (Foto: Oswaldo Forte/ Agência Belém)
      
Nesta sexta-feira (13), encerra mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, voltada para o público na faixa etária de cinco a 19 anos. De acordo com o balanço da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), até o momento, apenas 40% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de 17 mil pessoas, foi vacinada em Belém.  

Mais de 10 mil pessoas nessa faixa etária precisam iniciar o esquema vacinal. O sarampo é uma doença viral, altamente contagiosa, infecciosa grave, causada por um vírus que pode deixar sequelas ou até levar a óbito. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A vacina é a única forma de prevenção.

De acordo com Nazaré Athayde, coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Sesma, o Ministério da Saúde ainda não informou se irá prorrogar a campanha, portanto, é fundamental que todos da faixa etária estipulada procurem os serviços de saúde. “Estamos todos unidos no combate ao sarampo. Os casos da doença aumentaram, e a única forma de prevenção, a vacina, está disponível gratuitamente nas nossas unidades. Fazemos um pedido aos pais e responsáveis para que levem seus filhos, suas crianças e adolescentes para receberem a imunização dessa doença”, ressalta.

Em 2020, de acordo com o último Boletim de Situação Epidemiológica do Sarampo, emitido pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Sesma, entre os residentes de Belém, foram notificados 772 casos suspeitos de sarampo. Desse total, 188 foram confirmados, 201 descartados e 438 seguem em investigação.

Entre os casos de sarampo confirmados, 168 não possuem comprovação vacinal e 20 casos possuem pelo menos uma dose da tríplice viral. A maior taxa de incidência ocorreu em crianças menores de cinco anos de idade. Os casos confirmados predominam nos bairros do Guamá (30), Jurunas (27), Tapanã (17), Terra Firme (16) e Marco (11). Um óbito por complicações do sarampo foi confirmado em 2020.

Serviço – Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para pessoas de cinco a 19 anos, termina na próxima sexta-feira, 13. As vacinas estão disponíveis, diariamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com Sala de Vacinação, das 8h às 17h.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?