16/03/2020 às 11h00min - Atualizada em 16/03/2020 às 11h00min

Município de Rio Maria investiga dois casos de coronavírus

Dois pacientes com suspeita da doença na cidade já foram colocados em quarentena

Equipe belem.com.br
Com edição do belem.com.br
Rio Maria, no Sul do Pará, suspendeu as aulas na rede municipal por conta da suspeita (Foto: Reprodução/ Facebook)
    
O município de Rio Maria, no Sul do Pará, investiga a possibilidade de ter dois pacientes acometidos pelo novo coronavírus (Covid-19) na cidade. O prefeito Francisco Paulo Barros, o Paulinho, publicou, na noite deste domingo (15), nas redes sociais da prefeitura, um vídeo em que explica a situação. Segundo ele, dois moradores do município, chegados dos Estados Unidos nos últimos 15 dias, começaram a apresentar sintomas e já foram colocados em quarentena pela equipe da secretaria de saúde municipal.
 
Segundo Paulinho, tão logo tomou conhecimento da situação, a equipe de saúde do município entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e já está coletando material dos dois possíveis pacientes para confirmação do quadro por meio de exame que deve ser realizado em Belém. O resultado está previsto para sair nesta terça-feira (17), à tarde.
 
Como medida preventiva, o prefeito informou que já determinou à Secretaria de Saúde municipal que oriente a população de Rio Maria a correr para o hospital municipal e postos de saúde sem que haja de fato necessidade. Além disso, também determinou a paralisação das aulas na rede municipal de ensino a partir desta segunda-feira (16), até que se tenha o resultado dos exames dos dois pacientes e se determine as medidas que serão então adotadas no município.

Confira a nota oficial da prefeitura de Rio Maria sobre a situação: 

 
A Prefeitura Municipal de Rio Maria, vem, por meio desta nota oficial, informar que estão sendo investigados dois casos suspeitos de Coronavirus na cidade. 
 
Os pacientes voltaram recentemente de uma viagem aos Estados Unidos e apresentaram os sintomas da doença.
 
O prefeito Paulo Barros - Paulinho, foi informado da situação pela equipe médica coordenada pelo secretário de Saúde, Wanderley Milhomen, na tarde do último domingo, 15, e imediatamente tomou as providências cabíveis. 
 
Os dois casos já estão sendo monitorados e mantidos em isolamento.
 
A décima segunda  Regional de Saúde de Conceição do Araguaia foi comunicada dos casos e enviou os kits de coleta de exames para Rio Maria.
 
O material deve chegar em Belém, nesta segunda-feira, 16. O resultado dos exames ficará pronto, nesta terça-feira,17.
 
Por medida de segurança, o prefeito Paulinho determinou a suspensão das aulas no município e solicita que a população se mantenha calma e só procure as unidades de saúde em caso grave para evitar aglomerações. 
 
O prefeito Paulinho está em Belém acompanhando a situação e só deixará a capital paraense quando receber o resultado dos exames. 
 
O momento é de cautela até que sejam comprovados ou não, os casos suspeitos.
 
O prefeito Paulinho aproveita para agradecer e parabenizar a equipe de saúde nas pessoas do secretário Wanderley Milhomem, da Sonia Souza e do Dr Tales Stteferson, diretor clínico do Hospital Municipal de Rio Maria, por estarem preparados nas investigações dos casos suspeitos, e ao governador Helder Barbalho, que equipou a Regional de Saúde de Conceição do Araguaia com kits e preparou as equipes para orientarem as pessoas sobre o Coronavirus.
 
A Prefeitura se solidariza com todos os moradores de Rio Maria, rogando ao nosso bom Deus para que a união de todos possa vencer o vírus que acomete o mundo. 
 
A Prefeitura está seguindo todos os protocolos de saúde das autoridades brasileiras e espera que em breve a situação seja controlada.
 
Rio Maria, 16 de Março de 2020
 
Paulo Barros - Paulinho 
Prefeito

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?