-
03/09/2019 às 16h56min - Atualizada em 03/09/2019 às 16h56min

Banda da Guarda Municipal é patrimônio cultural imaterial de Belém

A banda existe há 27 anos e conta com 44 integrantes

Portal Belém
A banda da Guarda Municipal se apresentando em praça pública (Crédito: Guarda Municipal de Belém)

A banda da Guarda Municipal de Belém agora é patrimônio cultural imaterial da capital paraense. A Lei 9.501, de autoria do vereador Rildo Pessoa, foi sancionada no início de agosto pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.
 

Para o maestro da banda, Alex Maia, o projeto de lei valorizou ainda mais a orquestra, que tem 44 integrantes e existe há 27 anos. “Reconhecimento é a palavra chave. Esse reconhecimento a gente já tinha do público, faltava o poder público reconhecer e, em atitude muito nobre dos vereadores e do prefeito, a banda foi reconhecida. A gente fica feliz, porque fazemos esse trabalho com muita responsabilidade e amor, acima de tudo”, disse o maestro.

 

Para Rildo Pessoa, a proposta de lei homenageia o trabalho da banda. “Nós identificamos, através das apresentações da banda da Guarda Municipal, não só nas solenidades, mas nas apresentações dos bairros, aquela identidade com o público, ou seja, a digital da cidade de Belém, por isso verificamos a obrigação de conceder essa honraria para fazer parte da história de Belém”, disse o vereador.

 

O presidente da Câmara Municipal de Belém, Mauro Freitas, disse que se sentiu lisonjeado em fazer parte desse momento. “Aprovamos, de maneira unânime, esse reconhecimento mais que merecido. Além de proteger nossa população e o patrimônio público, a Guarda Municipal de Belém ainda nos presenteia com uma banda composta por músicos que participam e abrilhantam nossas sessões especiais e solenidades na CMB”, concluiu o presidente.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

Qual ‘brega marcante’ mais representa esse ritmo musical em Belém?

10.1%
2.8%
2.7%
2.4%
4.6%
14.3%
1.4%
3.1%
1.0%
57.6%