21/03/2020 às 08h00min - Atualizada em 21/03/2020 às 08h00min

Prefeitura de Belém restringe os ônibus do BRT

Shoppings Centers ficam fechados até o dia 6 de abril, podendo ser prorrogado

Agência Belém
Com edição do belem.com.br
Os ônibus articulados do BRT não irão circular neste sábado e domingo (Foto: Oswaldo Forte/ Agência Belém)
    
A Prefeitura de Belém substituiu a coletiva com a presença de imprensa por live em redes sociais, para divulgar as novas medidas que vão ser adotadas pela gestão municipal para o enfrentamento e proliferação do novo Coronavírus na capital. O anúncio ocorreu na tarde desta sexta-feira (20).

O prefeito Zenaldo Coutinho respondeu perguntas de jornalistas e anunciou as novas medidas que a capital tomará a partir deste sábado (21). Veja a relação:

Shoppings Centers ficam fechados até o dia 6 de abril, podendo ser prorrogado. Serviços de delivery e o atendimento das farmácias serão permitidos.

Nos shoppings que tiverem clínicas, laboratórios e supermercados, estes permanecem abertos. Eventos coletivos com público estão proibidos, independente do número de pessoas, para que não haja aglomeração.

Pessoas que tiverem consultas marcadas nas unidades de saúde e não sejam de urgência, recomenda-se que agende para outro momento. Pessoas do grupo de risco têm prioridade.

Enfermeiros e técnicos de enfermagem, do último concurso público, estão sendo chamados para ocupar os cargos e ajudar a cidade no combate ao novo Coronavírus.

Já neste final de semana, não será isolada a via no Portal da Amazônia. A pista não será mais interditada, como ocorre aos domingos, para espaço de lazer. Serão proibidos, ainda, os aluguéis de patins, bicicletas e skates.

Em virtude da diminuição do número de pessoas circulando no sistema transporte público da capital, que na quinta (19), chegou a 43%, a Prefeitura de Belém adotou novas medidas de funcionamento do Sistema BRT, a partir deste sábado (21).

Os ônibus articulados do BRT não irão circular neste sábado e domingo. O objetivo é evitar a circulação dos veículos climatizados, que não possibilitam a abertura de janelas. Os terminais e estações estarão fechados neste domingo (22), para que não haja aglomeração de pessoas. Sendo assim, não haverá integração e os ônibus troncais vão circular por fora da canaleta, começando o itinerário desde a origem, nos bairros do Paracuri I e Paracuri II, em Icoaraci, e no bairro da Brasília em Outeiro, até o centro de Belém.

A partir de segunda-feira (23), a integração dos troncais com as linhas alimentadoras será reativada, com algumas mudanças: a frota dos ônibus troncais será dividida em três partes: os que saem dos bairros até São Brás, os que vêm dos bairros até o centro de Belém, e aqueles que começam viagem no terminal Maracacuera fazendo integração com os que chegam dos ônibus convencionais. Ou seja, o usuário ficará com a possibilidade de entrar no ônibus tanto pelos terminais, como por fora das canaletas.

Os ônibus articulados também retornam na segunda-feira, mas só nos horários de pico.

Outra medida anunciada foi em relação ao pagamento de impostos. Quem não pagou o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única, pode pagar até o dia 10 de abril, com desconto de 7%. E a Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (TLPL) teve o prazo ampliado para pagamento até o dia 10 de maio. 

Ainda de acordo com as medidas anunciadas pelo prefeito, o Programa de Regularização Incentivada (PRI), que é o programa de pagamento de dívida tributária, concederá 100% de desconto de juros e multas. Será publicado um Decreto com essa permissão.

“Essas ações têm duplo objetivo: equilibrar no momento de crise, em que a atividade de econômica reduz as suas receitas, mas também, por outro lado, fazendo com que as pessoas cumpram as suas obrigações tributárias, para que o município tenha um fôlego nesse momento de crise”, pontuou Zenaldo.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?