Os passageiros precisam ficar atentos aos novos horários das viagens (Foto: Ascom/ Arcon)
A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) anuncia a redução do número de viagens intermunicipais no transporte fluvial diante da solicitação das empresas operadoras: Banav, Arapari, Master Motors e Navetur que fazem linhas para a ilha do Marajó. Nesta fase de enfrentamento da pandemia do coronavírus, os empresários identificaram queda de 50% no número de passageiros, o que provocou a necessidade de diminuir a quantidade de viagens diárias.
Eurípides Reis, diretor-geral da Arcon, acatou o pedido das empresas de navegação devido à baixa circulação de passageiros durante o período de isolamento social para evitar o contágio pelo coronavírus. “Esclarecemos que os usuários devem ficar tranquilos, pois as viagens continuarão sendo realizadas, porém, com redução de horários, mas o serviço do transporte hidroviário intermunicipal para o Marajó será mantido”, garante.
Carlos Banach, proprietário da empresa de navegação Banav - que faz viagens para o Marajó - explica que a queda no número de passageiros não justifica manter as viagens por navio, por isso serão mantidas apenas as lanchas em dois horários por dia. “A redução é necessária para evitar grandes prejuízos, principalmente, diante do alto custo do diesel neste período que o mundo inteiro combate o vírus”, explica.
Nesta segunda-feira (23), as viagens programadas para o Marajó foram realizadas normalmente com saídas do Terminal Hidroviário de Belém, mas a partir desta terça-feira (24), os usuários precisam ficar atentos aos novos horários oferecidos pelas empresas operadoras.
A empresa Master Motors (Golfinho) oferecerá as viagens Belém/Soure nas segundas, quartas e sextas-feiras às 8h40, e no sentido Soure/Belém às 5h30.
As empresas Arapari e Banav vão realizar as viagens através de lanchas em dois horários: 7h e 14h30, nos dois sentidos: Belém/Porto de Camará (Salvaterra) e Porto de Camará/Belém. A viagem de navio foi retirada devido à baixa demanda de usuários.
A Navetur - empresa que faz viagem Belém/Ponta de Pedras - suspendeu todos os horários da linha neste período.
A Arcon reforça ainda que mantém a equipe de fiscalização atenta às recomendações de higienização pelas embarcações para a segurança dos usuários e da tripulação, conforme determina o decreto governamental. Dúvidas e reclamações dos usuários quanto aos serviços de transporte público intermunicipal podem ser feitas pelo número 0800 091 1717 ou no e-mail: [email protected].