29/03/2020 às 10h45min - Atualizada em 29/03/2020 às 10h45min

Pará disponibiliza Disque Denúncia por aplicativo

O Estado é o primeiro do País a oferecer esse tipo de serviço

Agência Pará
Com edição do belem.com.br
O serviço garante o sigilo e anonimato do cidadão que contribui para as investigações (Foto: Marcos Santos/ USP Imagens)
     
O Pará inova em tecnologia e se torna o primeiro Estado do Brasil a disponibilizar à população o número do Disque Denúncia por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. O número (91) 98115-9181 já está disponível aos cidadãos e, para utilizá-lo, basta adicioná-lo em sua lista de contatos e, em seguida, enviar a mensagem pelo aplicativo.

As mensagens enviadas serão recebidas e um diálogo se construirá, buscando obter o máximo de informações pelo sistema de Inteligência Artificial Rápido e Anônimo, personificado por uma atendente virtual denominada Iara. O número (91) 98115-9181 Disque Denúncia é o WhatsApp oficial da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e o único que garante o sigilo e anonimato do cidadão que contribui para as investigações, garantindo também a segurança do denunciante.

Por meio do aplicativo de mensagens, qualquer pessoa pode enviar informações em texto, áudio, fotos e vídeos, além de localização. As informações podem ser também sobre crimes que já ocorreram para que possam ser solucionados, como por exemplo, recaptura de presos, venda de entorpecentes, localização de veículos roubados, entre outros. Ao fazer uma denúncia, a pessoa receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento da demanda ou acrescentar informações. O número 181 permanece disponível para chamadas de voz, gratuitamente.


"Lançamos o Disque Denúncia em um novo formato para que seja facilitada a atuação da população caso queira fazer uma denúncia e, assim, nos ajudar em investigações e/ou com informações que elucidem delitos no nosso Estado, com um detalhe, preservando integralmente o anonimato, garantindo a preservação da informação e sua origem. Com a colaboração da sociedade nós podemos continuar diminuindo a violência no Pará", ressaltou o governador Helder Barbalho.

Descentralização - A partir de agora, quem mora em localidades com o DDD diferente do 91 também vai poder realizar chamadas pelo 181.

Chatbot - Outra ferramenta que está à disposição da sociedade é o chatbot, um sistema de troca de mensagens que funciona 24 horas, sete dias por semana, e que também receberá denúncias garantindo o sigilo e o anonimato.
A caixa de diálogo ficará localizada na parte inferior de todos os sites de segurança pública do Pará, como o das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros. A atendente virtual Iara também estará presente neste canal de relacionamento com o cidadão.

Formulário - No site da Segup haverá um formulário onde qualquer pessoa pode fazer denúncias. Na ferramenta, poderá ser adicionado além de informações textuais, fotos, vídeos e a localização.

"A lei que criou o Disque Denúncia no Brasil exige obrigatoriamente que a identidade de quem faz a denúncia seja preservada. Então hoje, a pessoa salva o número com o código 91, telefone 98115-9181, e pode fazer a sua denúncia. Ela vai chegar aos nossos colaboradores, para que eles possam encaminhar para o órgão de segurança pública responsável pelo atendimento. Nós temos também a possibilidade de quando a pessoa acessar o site da Segup, abrir uma janela onde poderá fazer a denúncia por formulário, podendo anexar vários documentos ou se ela optar o chat com a Iara, que também vai aparecer no canto inferior direito onde ela poderá fazer a denúncia por ali. Em todas essas formas citadas, garantimos o anonimato", ressaltou Ualame Machado.

Decreto - Durante o lançamento dos novos canais de comunicação do Disque Denúncia, o Governador Helder Barbalho assinou o Decreto que proíbe a criação e divulgação, seja qual for o meio, de números telefônicos para receberem denúncias que não sejam os oficiais do Disque Denúncia 181 e 98115-9181 (mensagens via whatsapp), formulário on line e chatbot, disponibilizados na internet, no site da Segup.

A medida visa adotar procedimento padrão no recebimento de denúncias anônimas feitas pela população e atendimentos de urgência e emergência, com o objetivo de dar maior celeridade e formalidade aos atendimentos.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?