01/04/2020 às 10h41min - Atualizada em 01/04/2020 às 10h41min

Festival "Te Aquieta em Casa" tem novas etapas

As inscrições para a próxima etapa iniciam nesta quinta-feira (02), selecionando mais 130 conteúdos digitais de várias linguagens e manifestações artísticas

Agência Pará
Com edição do belem.com.br
Todas as linguagens e manifestações artísticas podem participar do edital (Foto: Agência Pará)
     
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), comemora o resultado do “Festival Te Aquieta em Casa”, que ocorreu em março. O grande sucesso da iniciativa fez com que a secretaria anunciasse a continuação do projeto para o mês de abril. As inscrições para a próxima etapa iniciam nesta quinta-feira (02), selecionando mais 130 conteúdos digitais de várias linguagens e manifestações artísticas da cultura paraense. A terceira etapa, com mais 130 artistas selecionados, inicia em 15 de abril.
 
O Festival foi lançado no dia 19 de março, pela Secult, período no qual o Estado já havia anunciado medidas importantes de distanciamento social, por conta da pandemia do novo Coronavírus. Com isso, as agendas de shows, espetáculos e programações culturais previstas precisaram ser interrompidas, como os eventos onde a artista visual de Belém, Heloize Peres, de 22 anos, divulga seus trabalhos. “Eu já tinha em vista vários shows e festivais que solicitam minhas artes, além das feiras nas quais exponho. Até as encomendas que recebia foram adiadas porque os clientes preferem esperar passar esse período”, comenta.
 
A artista visual faz parte da lista de 120 contempladas no Festival de conteúdo digital de março. Ela conta como o valor vai ajudar neste período. “Por meio dessa iniciativa, eu conheci diversos artistas que se inscreveram e também ganharam. A verba vai me dar a garantia de sobreviver um ou dois meses e passar por essa crise. Foi uma porta que se abriu para todos nós. A gente realmente não sabia o que iria fazer e para onde iríamos. Foi um auxílio muito grande”, explica Heloize Peres.
 
Fazedores e fazedoras de cultura da música, contação de histórias, dança, arte digital, artes cênicas, audiovisual, teatro, cultura popular, poesia, literatura e artesanato de vários municípios paraenses também foram contemplados com a premiação de R$ 1,5 mil. A maioria das inscrições recebidas foi de Belém, mas conteúdos de municípios como Abaetetuba, Castanhal, Tucuruí, Soure, Bragança, Santarém, São Francisco do Pará, Irituia, Marabá, Parauapebas, Vigia, Salinópolis e Ananindeua também marcaram presença no Festival. Todo o processo, incluindo as inscrições, instruções e divulgação de vencedores ocorreu por meio do site e redes sociais da Secult.
 
Nova edição – Com o grande sucesso e participação da classe artística, a partir desta quinta-feira (02), a Secretaria de Estado de Cultura vai abrir novamente o período de inscrições, divididos em segunda (de 02 a 07 de abril) e terceira etapa (de 15 a 20 de abril). Assim como na primeira fase, a instrução, inscrição e divulgação dos selecionados será feita pela internet. Quem já se inscreveu na primeira etapa não precisa submeter inscrição novamente, pois vai continuar concorrendo.
 
Mas a Secult esclarece que o candidato que já foi contemplado não poderá concorrer novamente, mesmo que o conteúdo seja inédito. A ideia é dar oportunidade ao máximo de artistas. No caso de candidatos que nunca prestaram serviço formal e não possuem PIS/PASEP/NIT, a Secretaria se responsabiliza pela inscrição.
 
A secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, garante que serão mantidos os mesmos critérios e que o objetivo é atingir um público ainda maior. “Estamos aprendendo a lidar com este desafio, o mundo inteiro está. O Festival ‘Te Aquieta em Casa’ é o primeiro edital feito neste formato e em tão pouco tempo. Demos uma resposta rápida, que ainda vem sendo calibrada. O governo está sensível à necessidade dos artistas e estamos refinando o critério, quanto ao fato de olharmos para quem vive exclusivamente da atividade cultural. Sempre de maneira equilibrada e transparente”, destaca.
 
Inscrições - Para se inscrever, basta acessar o site da Secult, clicar em informativos, baixar a ficha de inscrição e enviar e-mail para [email protected]. Reforçando que é preciso anexar documentos como RG, CPF, comprovante de residência, PIS/NIT/PASEP (se tiver), release (pequeno resumo da carreira do artista) e clipping (material de divulgação do artista) e colar o link do conteúdo que já deve estar publicado na página da pessoa inscrita com a #FestivalTeAquietaemCasa. Outra novidade é que os candidatos com dificuldades para efetivar sua inscrição agora poderão contar com um canal de dúvidas, via WhatsApp, de 8h às 23h.
 
Serviço:
Nova fase do Festival Te aquieta em Casa
Período da segunda fase: a partir de 02 de abril
Site: secult.pa.gov.br (Menu: Informativos)
E-mail: [email protected]
Documentos necessários
RG, CPF, PIS/NIT/PASEP (se tiver), ficha de inscrição, release (resumo da carreira), clipping (matérias ou postagens comprovando a atividade profissional).
Canal de atendimento para dúvidas
(91) 98531-8816 > 8h às 13h ⠀
(91) 98456-8663 > 13h às 18h⠀
(91) 98532-1946 > 18h às 23h

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?