04/06/2020 às 14h55min - Atualizada em 04/06/2020 às 14h55min

Sinduscon-PA e Sesi-PA lançam campanha "com cuidado se constrói"

Com medidas preventivas e monitoramento para minimizar riscos de contágio pelo COVID-19 nos canteiros de obras da RMB

Ascom do Sinduscon - PA
Com edição do belem.com.br
No dia 20 de março, o Sinduscon-PA lançou a campanha de prevenção ao Covid-19 “Juntos, vamos superar esse desafio!" (Foto: Divulgação)
      
Neste momento de retomada, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) planejou a ampliação das ações dentro dos canteiros e, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI Pará), lança, nesta sexta-feira (5), a campanha "Com Cuidado Se Constrói" em 50 canteiros de obras da Região Metropolitana de Belém.
 
A meta é reforçar as orientações de saúde e segurança para os trabalhadores da construção civil na prevenção do contágio pelo novo coronavírus. Além disso, o sindicato vai elaborar o monitoramento de medidas com os agentes de decisão de cada empresa.
 
No dia 20 de março, o Sinduscon-PA lançou a campanha de prevenção ao Covid-19 “Juntos, vamos superar esse desafio!", que contou o apoio dos empresários do setor da construção.
 
Na iniciativa, engenheiros e técnicos da saúde e segurança do trabalho levaram,
diariamente, orientações de prevenção à Covid-19 para os trabalhadores nos canteiros de obra, mostrando que os cuidados devem ser tanto no âmbito do trabalho quanto no familiar.
 
Segundo o presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho, o objetivo é sistematizar, padronizar e fortalecer ações que já vinham sendo realizadas pela entidade nos canteiros de obra e junto aos demais trabalhadores da construção civil, com divulgação de conteúdos educativos sobre higiene e segurança relacionados ao coronavírus e distribuição de máscaras e álcool gel. “A partir da parceria do SESI-PA, pretendemos conseguir resultados amplos e mais
eficazes, criando recursos para que as próprias empresas possam estar mais preparadas para atuar nesse cenário e para que os trabalhadores se sintam mais seguros em suas atividades”, explica Carvalho.
 
Num primeiro momento o trabalho será focado em ações de prevenção com metodologias específicas para gestores e operários e contará com uma equipe de técnicos e especialistas nas áreas de segurança, medicina do trabalho e enfermagem.
 
Entre as abordagens, serão realizadas palestras e ações como: triagem orientativa sobre sintomas da doença, higienização de equipamentos de proteção individuais (EPIs), de maquinários e ambiente de trabalho, uso de máscaras, higiene pessoal no ambiente de trabalho e familiar, regime de trabalho frente ao distanciamento social ou isolamento, prevenção aos riscos invisíveis, mecanismos de proteção, minimização de riscos.
 
José Conrado Santos, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), declarou que o sindicato mais uma vez assume o protagonismo junto ao setor que representa.
 
“Com essa ação, o Sinduscon mais uma vez demonstra responsabilidade com a indústria da construção civil e com os trabalhadores do setor", entende ele. "O segmento é importante para a sociedade em geral ao dinamizar a economia, e busca uma forma de retomar as atividades com saúde e segurança para os trabalhadores, dando assim mais um exemplo de comprometimento com suas afiliadas e com a sociedade. E o Sesi, uma entidade da Fiepa, também realiza com essa ação sua missão de promover o bem-estar do trabalhador da
indústria e o fortalecimento do setor industrial paraense”, considerou.
 
Para evitar o contágio, todos os conteúdos informativos (cartilhas, cards, cartazes) a serem repassados aos trabalhadores serão distribuídos em meio digital (e-mail, whatsapp, rede social).
 
Evento: Lançamento da Campanha "Com Cuidado Se Constrói"
Data: 5 de junho de 2020
Hora: 7 horas
Local: Canteiro de obras do IL Palladium
Endereço: Av. Visconde de Souza Franco, nº 01, esquina com Av. Pedro Álvares Cabral, Umarizal, Belém – PA.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?