-
04/08/2020 às 10h06min - Atualizada em 04/08/2020 às 10h06min

Zona rural de Ulianópolis alia inovação agrícola com preservação ambiental

Sítio Vale do Sapucaia aplica o modelo de agricultura sintrópica

Andréa Ferreira / Equipe Belem.com.br
Com edição do Belem.com.br
Sítio Vale do Sapucaia é um exemplo do convívio mútuo entre o meio ambiente e os moradores locais (Foto: Lucyney Lima)
   
Localizado a 80 km do município de Ulianópolis, sudeste do Pará, o sítio Vale do Sapucaia é um exemplo da possibilidade de convívio mútuo entre o meio ambiente e o ser humano. No local, é aplicado o modelo de agricultura sintrópica,
sistema que aumenta a biodiversidade e diminui a necessidade de insumos externos.

Arlane Lima, proprietário do sítio, resolveu experimentar esse modelo após perder mais de mil e quinhentas plantas de mamão ao utilizar de forma acidental glifosato, um tipo de agrotóxico. “Para transformar o sistema monocultivo, precisei estudar e enxergar a natureza do ecossistema, como o cultivo da floresta no dia a dia e o enriquecimento biológico do solo”, afirma.

A agricultura sintrópica é caracterizada pela organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no meio ambiente. Inventado pelo suíço Ernst Götsch, a prática tem como ponto principal a não intervenção, utilizando apenas o que o meio ambiente pode oferecer. Esse sistema não faz uso de defensivos químicos ou agrotóxicos.

Em visita ao Sítio, a pastora Luciana Gineli
, vice-prefeita de Ulianópolis, pôde verificar o trabalho desenvolvido pelo proprietário Arlane Lima. “É gratificante saber que os agricultores do nosso município possuem a capacidade de inovar e investir em novos modelos agrículas. Isso mostra que as atividades do campo, produzidas por nossas comunidades, podem se tornar referência além dos limites da nossa região”, declarou.

Os órgãos municipais de Ulianópolis realizam junto aos agricultores locais consultorias agrícolas. A iniciativa municipal soma forças com o projeto Pedra Fundamental, criado pelos próprios moradores. Nos dias da consultoria, o campo se transforma em sala de aula.

Para aumentar a qualidade e o reconhecimento ao trabalho feito na localidade, os moradores criaram o selo Vale Sapucaia. O próximo objetivo da categoria é buscar a certificação orgânica com o órgão competente estadual. O sítio  Vale do Sapucaia mostra, por meio dos mais de 30 produtos de fruticultura, que é possível aliar inovação, diversificação e conscientização em busca do desenvolvimento regional.

Para mais informações sobre o modelo de agricultura sintrópica utilizado na localidade basta entrar em contato com o proprietário Arlane Lima: (99) 98142-3211
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
-

Você concorda com o adiamento das eleições municipais para novembro?

85.6%
14.4%