10/08/2020 às 09h19min - Atualizada em 10/08/2020 às 09h19min

Hospital da Transamazônica volta a atender especialidades

Áreas de cardiologia, ortopedia e neurologia voltam a atender pacientes

Agência Pará
Com edição do Belém.com
Foi instalada uma estrutura externa de acolhimento e triagem dos pacientes dos serviços ambulatoriais. (Foto: ASCOM HRPT)
   
O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), localizado em Altamira, no sudoeste do Pará, inicia nesta segunda-feira (10) a retomada gradual das especialidades. O retorno será conforme as demandas que já existem na região. Inicialmente, voltam os atendimentos de cardiologia, ortopedia e neurologia. As demais dependerão dos critérios de avaliação e segurança do hospital.

“Em breve, assim que os casos de covid-19 na região do Xingu estiverem em queda ainda maior, iremos aumentando as demais especialidades”, explica o diretor regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Maurício Nascimento. Além de Altamira, o hospital atende os municípios de Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

Para reforçar a segurança de pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde, foi instalada uma estrutura externa de acolhimento e triagem dos pacientes dos serviços ambulatoriais.

Com a implantação do hospital de campanha em Altamira e a diminuição dos casos do novo coronavírus na região, está sendo possível retornar o atendimento gradual e atender uma demanda que estava reprimida. O HRPT vai receber apenas os casos de covid-19 que necessitarem de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). No total, os 20 leitos destinados à covid-19 serão mantidos por tempo indeterminado ou até que não haja solicitação de internação pela doença.

Atualmente, o HRPT conta com 109 leitos, dos quais 12 são de pronto-atendimento, cinco de UTI neonatal, cinco de UTI Pediátrica, cinco de UTI Adulto, quatro leitos de unidades de cuidados intermediários neonatais, 32 leitos de clínica cirúrgica, seis leitos de clínica de obstetrícia, 21 de clínica médica e 15 leitos de clínica pediátrica.
 
Entre as medidas de segurança tomadas pelo HRPT está a liberação de apenas um acompanhante por paciente, com exceções permitidas pela legislação.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?