11/08/2020 às 12h00min - Atualizada em 11/08/2020 às 12h00min

Posto do Hemopa no shopping Pátio Belém volta a funcionar

O horário de funcionamento fica reduzido entre 13h e 17h.

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
O processo de doação dura entre 20 e 30 minutos. (Foto: Ricardo Amanajás/Pará)
   
Uma única doação de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas. Dada essa importância, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) precisa estar com o estoque abastecido para assistir mais de 200 hospitais no estado. Seguindo com os protocolos de segurança contra a covid-19, o posto de coleta do Hemopa da Estação Cidadania do shopping Pátio Belém voltou a funcionar. Nesta primeira semana, o horário de funcionamento fica reduzido entre 13h e 17h. 

Segundo a assistente social do posto, Deyse Botelho, essa redução no expediente vai até o dia 14 e tem a ver com a readaptação das equipes que atuam junto aos doadores. "Voltamos com toda a cautela e orientações necessárias para oferecer o ambiente acolhedor, ao qual as pessoas já estavam acostumadas", garante.

Quem aproveitou a ocasião para doar no primeiro dia de retomada foi Hanna Larissa. "A comodidade de ter uma unidade de coleta de sangue mais próximo da gente possibilita a doação. E eu vim para ajudar. Não custa nada ajudar quem precisa", destacou a recepcionista que nunca tinha doado sangue.

Doador há cinco anos, o advogado Gerson Augusto ficou feliz em saber do retorno das atividades no local. "Sempre costumo atender aos chamados de campanhas ou busco trazer alguém comigo. Vejo nesse gesto uma sensação boa ao saber que você pode ajudar ou contribuir com a saúde de outras pessoas. Com o alto fluxo desse estabelecimento, esse ponto de coleta facilitará muito quem quer doar", enfatiza.

Por conta da pandemia do novo coronavírus há algumas restrições para os doadores. "Quem foi contaminado deve esperar no mínimo 30 dias após o fim dos sintomas para procurar o Hemopa. Quem apenas teve contato com alguém infectado, mas não manifestou a doença, precisa esperar pelo menos duas semanas", orienta a assistente social Deyse Botelho.

Todo o processo de doação dura entre 20 e 30 minutos a partir do início do atendimento. Depois de um cadastro, o doador passa por uma triagem que determina a aptidão ou não para o ato. Depois da coleta, é oferecido um lanche para reposição de proteínas. "A pandemia reduziu nosso fluxo, nossos estoques. É muito importante que os doadores saibam que estamos aqui, estamos de volta, para que venham solidarizar conosco", convida Deyse.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?