13/08/2020 às 09h00min - Atualizada em 13/08/2020 às 09h00min

Novo modelo de carteira de identidade já é emitido no Pará

O documento oferece mais segurança contra a falsificação

Agência Pará
Com edição do Belem.com.br
A nova versão do RG também conta com um QR Code. (Foto: Agência Pará)
   
A Polícia Civil do Pará já está emitindo a nova versão da Carteira de Identidade. Todos os postos de Belém e do estado estão aptos para realizar o procedimento. O novo RG poderá ser solicitado por quem vai emitir pela primeira vez ou para aqueles que forem providenciar a segunda via. Os documentos no modelo antigo continuarão valendo.

Segundo Jorge Almeida, diretor de identificação da Polícia Civil do Pará, entre as mudanças no novo RG estão a dimensão reduzida e os dispositivos que aumentarão a segurança contra falsificação. "Esse novo modelo é de menor tamanho, mas com dispositivos que vão aumentar a segurança contra falsificações", destacou Almeida.
 
Além disso, o novo modelo possibilita ao cidadão incluir informações de outros documentos, como: título de eleitor, numeração da carteira de trabalho, certificado militar, carteira nacional de habilitação e outros dados indicativos de necessidades especiais e tipo sanguíneo.
 
A nova versão do RG conta com um QR Code, dispositivo de resposta rápida que serve para garantir a autenticidade do documento. O cidadão também poderá optar por colocar o seu nome social no documento, sem a necessidade de alteração do registro civil.
 
As mudanças na carteira de identidade seguem as regras do Decreto Federal nº 9.278/2018, lei que padroniza o documento nacionalmente.
 
Atendimento
 
Respeitando o decreto estadual e o distanciamento social, os postos de identificação da Polícia Civil voltaram a funcionar com atendimento gradual de 60% do quadro funcional.
 
Para solicitar a emissão do documento de identidade é necessário fazer o agendamento online (clique aqui).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?