17/08/2020 às 12h00min - Atualizada em 17/08/2020 às 12h00min

Visitas a detentos voltam a partir desta segunda (17)

O retorno começa a funcionar em algumas unidades de forma gradativa

Agência Pará
Com edição do Belém.com.br
O Plano de Retomada de Visitas da Seap vai seguir uma série de critérios. (Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará)

    
As visitas de familiares aos custodiados do sistema penitenciário retornam, de forma gradativa, a partir de hoje (17). A lista com as unidades prisionais poderá ser ampliada ou reduzida de acordo com avaliações periódicas da equipe técnica de saúde e do Gabinete de Crise da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

O retorno começa a funcionar em algumas unidades, orientando-se pela situação epidemiológica do município local e pelos níveis de risco de contaminação pelo novo coronavírus. As medidas seguem os critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O Plano de Retomada de Visitas da Seap obedece uma série de critérios. O quantitativo de visitas permitidas nas unidades prisionais, classificadas com bandeiras amarela e verde, será de 30% da média aritmética diária de visitas registradas nos três primeiros meses de 2020.

As visitas deverão seguir dias definidos pelo Gabinete de Crise, divididas em até cinco dias na semana, com exceção de sábados e domingos. O horário será no intervalo das 9 às 13h, com o tempo máximo de 30 minutos. Será a infraestrutura dos espaços de acolhimento que vão definir o número de visitas diárias.

A entrada de visitantes nas unidades prisionais obedecerá às normas e protocolos descritos no Manual de Procedimentos de Segurança da Seap. Além disso, nesse primeiro momento só será permitida a visita de maiores de 18 anos, não pertencentes aos grupos de risco (idosos, pessoas com comorbidades e afins) para covid-19. Os familiares precisam estar cadastrados biometricamente para ter acesso aos locais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?