24/08/2020 às 18h00min - Atualizada em 24/08/2020 às 18h00min

UFPA marca para 14 de setembro início das aulas via ensino remoto

Estudantes com dificuldade vão poder cancelar a matrícula sem prejuízo

Assessoria de Comunicação da UFPA
Com edição do Belém.com.br
Os estudantes podem optar entre fazer o ensino remoto ou aguardar a oferta na modalidade presencial. (Foto: Thiago Pelaes)
   
A Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou o retorno das aulas por meio da oferta do Ensino Remoto Emergencial. Em reunião nesta segunda (24), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição definiu que cada unidade deverá ministrar as atividades entre 14 de setembro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021.


Os estudantes podem optar entre cursar as atividades oferecidas de modo remoto, no período letivo emergencial, ou aguardar a oferta na modalidade presencial, quando voltarem às aulas presenciais. A resolução aprovada também garante que nenhum discente será “desblocado”, isto é, impossibilitado de cursar o semestre.

Entre os itens que serão utilizados para o ensino remoto emergencial estão: salas de webconferências; videoaulas exibidas ao vivo ou gravadas; conteúdos em diferentes linguagens e formatos; correio eletrônico; sites de redes sociais; aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp e Telegram.

Como vai funcionar 

O ensino remoto prevê o desenvolvimento de atividades acadêmicas síncronas e/ou assíncronas. Além disso, caberá às instâncias colegiadas e coordenações de curso decidir quais componentes curriculares podem ser adaptados para a oferta no período letivo emergencial.

O estudante que tiver dificuldade para a participação e cumprimento das atividades remotas, poderá cancelar a matrícula no componente curricular sem prejuízo.

Inclusão digital 

O ensino remoto será acompanhado de um programa de inclusão digital para discentes em vulnerabilidade socioeconômica. Dois editais já foram publicados. O primeiro, dirigido a todos os discentes, oferece pacotes de dados para acesso à internet e auxílio financeiro para aquisição de equipamento de informática. O segundo edital é voltado aos discentes com deficiência e oferece auxílio para tecnologias assistivas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?