29/08/2020 às 09h50min - Atualizada em 29/08/2020 às 09h50min

Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta para os perigos do cigarro

No Pará, 144 casos de câncer no pulmão foram registrados em 2019

Agência Pará
Com edição do Belém.com.br
Centro de Referência oferece atendimentos para quem quer largar o cigarro. (Foto: Carlos Sodré/Agência Pará)

   
Hoje, 29 de agosto, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data serve como alerta sobre os perigos causados pelo tabagismo. Por conta da pandemia da covid-19, os riscos para as pessoas que fumam aumentam ainda mais, porque o cigarro provoca inflamações no pulmão. Como forma de ajudar esse grupo, o Centro de Referência em Abordagem e Tratamento do Fumante (Cratf) oferece atendimentos gratuito para quem quer largar o cigarro.

O ponto de partida do Cratf é uma avaliação clínica dos usuários, para depois a pessoa ser inserida em uma tratamento que envolve uma abordagem comportamental em grupo, conduzida por psicólogos e assistentes sociais. Na segunda ou terceira sessão, 80% deles já deixam de fumar. Em seguida, é feita uma consulta médica, com exames e prescrição de medicamentos, se for necessário, pois cada caso é avaliado individualmente.

Fátima Houat, coordenadora do Craft, chama atenção para o agravante causado pela covid-19. “Alguns pacientes que fazem tratamento aqui tiveram covid-19 e as complicações foram maiores. A evolução pode ser mais grave, pois os fumantes já têm uma inflamação por conta do cigarro, que é agravada com o vírus”, explica.

O atendimento presencial no Centro de Referência é feito com hora marcada e com número reduzido para evitar aglomerações. Cerca de 40 pessoas são atendidas diariamente, como Maria Virgínia. “Fumei por 30 anos, eram duas carteiras de cigarro por dia. Perdi meu pai para o cigarro e um conjunto de fatores me fez parar de fumar. Me arrependo muito de ter fumado por muitos tempo”, enfatiza a pescadora, alertando as pessoas que ainda estão na batalha para deixar o cigarro.

Dados

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pulmão é um dos tumores malignos mais comuns e sua incidência cresce 2% ao ano, estando associado ao consumo do tabagismo em 90% dos casos. No Pará, 144 casos foram registrados em 2019 e, neste ano, até maio, o número era de 43 casos – segundo dados do Painel Oncologia, do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus).

Serviço

Local: Avenida Presidente Vargas, n.º 513.
Atendimento de segunda a sexta, 
Horário: 7h às 17h. 
Telefone: (91) 3242-5645.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?