03/09/2020 às 16h00min - Atualizada em 03/09/2020 às 16h00min

Imazon relança livro virtual sobre a história de ocupação da Amazônia

O lançamento será às 17h30, com a participação do historiador Michel Pinho

Instituto Imazon
Com edição do Belém.com.br
O objetivo principal da publicação é ser um instrumento de conhecimento. (Foto: Instituto Imazon)
    
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) relança nesta sexta (04) o livro “A Floresta Habitada: História da Ocupação Humana na Amazônia”. O lançamento será por meio de uma live às 17h30, com a participação do historiador Michel Pinho. A edição, revisitada e ilustrada, está disponível em versão virtual para download no site da instituição.


O livro é escrito pelas pesquisadoras Jakeline Pereira e Tatiana Corrêa Veríssimo e ilustrada por Livando Malcher e Biratan Porto. Na obra, ilustrações, histórias em quadrinhos, informações históricas e geográficas mostram que a ocupação do território amazônico começa bem antes dos colonizadores. Uma das hipóteses sugere que os asiáticos foram os primeiros imigrantes a chegar ao vale do rio Amazonas.

De acordo com a pesquisadora Jakeline Pereira, essas informações falam sobre a nossa ancestralidade. “Como debater o desenvolvimento desse território sem antes valorizar as pessoas que estão nele ou valorizar o conhecimento dos povos da floresta? Eles sabem muito bem manejar os recursos”, diz a autora. 

O objetivo principal da publicação é ser um instrumento de conhecimento e valorização do povo amazônida. Nas páginas, o leitor pode conhecer os tesouros culturais da floresta, como pinturas rupestres, a grande biodiversidade e os modos de viver dos povos que guardam a maior reserva natural do planeta.

Segundo a autora Tatiana Veríssimo, a conservação da floresta é importante pelos serviços ambientais que ela presta ao planeta. “O livro apresenta esse conteúdo de forma mais leve, ilustrada, de fácil compreensão. O objetivo é fazer com que o leitor se encante pela grandiosidade e complexidade da região, compreendendo a natureza não apenas como um recurso”, destaca.

Metodologia

“A Floresta Habitada: História da Ocupação Humana na Amazônia” foi produzido a partir de metodologias colaborativas, com professores, pesquisadores e comunidades das unidades de conservação. A publicação já vem sendo utilizada em escolas e grupos comunitários. Agora, estará ainda mais acessível para a sociedade.
 
Serviço
Relançamento Livro 
Data: 04/09
Hora: às 17h30
Via Instagram do Imazon: @imazonoficial

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?