01/10/2020 às 08h57min - Atualizada em 01/10/2020 às 08h57min

Carros do Círio vão ficar em exposição na Praça Santuário

A população poderá ficar mais próxima dos símbolos do Círio

Agência Eko
Com edição do Belém.com.br
Desde 2015, a Diretoria da Festa de Nazaré vem realizando esta ação. (Foto: Sidney Oliveira/ Agência Pará)
    
Entre 1 a 9 de outubro, dois carros do Círio de Nazaré vão estar em exposição na praça Santuário, no horário das 8h às 22h. Dessa forma, a população poderá ficar mais próxima destes símbolos da festa nazarena e terá a chance de depositar seus objetos de promessa. Diariamente, os ex-votos serão recolhidos e encaminhados para a Basílica.
 
Neste ano, os carros em exposição são a Barca com Remos e Barca Portuguesa. Desde 2015, a Diretoria da Festa de Nazaré vem realizando esta ação antes de transportar os carros para o balcão da Companhia Docas do Pará. Por conta da pandemia e das mudanças na realização do Círio, não haverá este transporte. 

Além da Berlinda, integram o conjunto de carros do Círio de Nazaré: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova (em exposição na Estação das Docas), Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas, Carro da Sagrada Família e quatro Carros dos Anjos.

História

O primeiro carro de promessa a ser inserido no Círio lembra o milagre acontecido em 1182 com Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, que esteve prestes a despencar em um abismo com seu cavalo. Durante essa situação, ele recorreu à Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. Após o milagre, a Rainha de Portugal, Dona Maria I, ordenou a inserção deste carro na grande procissão, em 1805.
 
O Círio 2020

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Serviço
Exposição dos Carros de Promessas 
Data da exposição: de 01 a 09 de outubro
Local: Praça Santuário
Hora: 8 às 22h

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?