09/10/2020 às 19h00min - Atualizada em 09/10/2020 às 19h00min

Conheça o manto de Nossa Senhora de Nazaré no Círio 2020

Um dos principais símbolos do Círio foi divulgado na noite desta sexta-feira (9)

Assessoria do evento
Com edição do Belém.com.br
Em 2020, o manto foi desenhado pelo arquiteto Sandoval Ferreira e confeccionado pela estilista Kátia Novelino. (Foto: Reprodução)
        
A
Diretoria da Festa de Nazaré divulgou na noite desta sexta-feira, 9 de outubro, o manto que irá cobrir a imagem de Nossa Senhora. Confira abaixo:



Em 2020, o manto foi desenhado pelo arquiteto Sandoval Ferreira e confeccionado pela estilista Kátia Novelino, que iniciou os trabalhos ainda em março. "Nunca imaginamos que um dia faríamos o manto da Imagem Peregrina. Descrever, com palavras, a emoção que tivemos ao receber o convite, é uma tarefa muito difícil", diz Sandoval.

O manto não tem apenas a atribuição de cobrir a imagem da padroeira dos paraenses. Várias exigências precisam ser cumpridas, como a ornamentação, que precisa estar de acordo com o tema do círio de cada ano, assim como as cores, os adereços e os desenhos, que precisam passar uma mensagem ao público.



Essa emoção faz parte da vida de Káthia Novelino desde 2018, quando recebeu o primeiro convite para ser a estilista do manto. "É sempre uma alegria e um desafio superar a expectativa das pessoas de um ano para o outro. Cada tema demanda pesquisa, imaginação e boas decisões. A escolha do material é muito importante, para definir o tipo de efeito, leitura e impacto que se quer transmitir a partir do tema, através do manto", conta.

O Diretor Coordenador, Albano Martins, e sua esposa, Ana Paula Martins, e o Arcebispo Dom Alberto Taveira, foram os únicos a acompanhar o processo de criação, sempre restrito e sigiloso, a fim de preservar a tradição. Os recursos financeiros para a confecção vêm sempre da doação voluntária e anônima de um casal devoto de Nossa Senhora de Nazaré.

Curiosidades

Entre as personalidades mais conhecidas pela confecção de mantos, está a irmã Alexandra, que pertencia à Congregação Filhas de Sant'Ana, do Colégio Gentil Bittencourt. Ela confeccionava os mantos anualmente, com material doado pelos promesseiros. Foi assim até sua morte, em 1973. Depois dela, a missão foi assumida pela ex-aluna da escola e sua ajudante na tarefa de bordar as peças, Esther Paes França, que chegou a confeccionar 19 mantos. Desde então, vários católicos e estilistas de prestígio já receberam a importante tarefa de produzir o manto usado pela Imagem Peregrina para as procissões do Círio. 

O Círio 2020

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?